O Santuário Nacional se prepara para acolher no próximo sábado (17) uma peregrinação com mais de 50 mil homens de todo o Brasil: a Romaria Nacional do Terço dos Homens. A expectativa é de que o número recorde de participantes seja superado neste ano.

Em 2016 foi contabilizada a participação de 70 mil devotos de Nossa Senhora Aparecida só nesta Romaria. “A Basílica já ficou pequena para acolher tantos homens rezando juntos. É a expressão do grande amor de Deus e do carinho da Nossa Senhora pelas famílias e por todos nós”, comenta o Irmão João Batista de Viveiros, Missionário Redentorista responsável pela animação da Romaria.

Como as inscrições ainda estão abertas até o próximo dia 15 e já há mais de 50 mil inscritos, a perspectiva é que o número seja superior o da última edição. A inscrição é para que os grupos concorram a alguns brindes, ainda há aqueles que participam sem se inscreverem.

A romaria, que chega a sua décima edição, é o ponto de encontro de centenas de comunidades de todas as regiões do país. Grupos que, semanal ou mensalmente, se reúnem para a reza do Terço em um ambiente exclusivamente masculino em suas paróquias.

A programação preparada para a Romaria tem seu ponto alto no sábado (17), com a recitação do Santo Terço no Altar Central da Basílica, aos pés da Imagem de Nossa Senhora, mas desde o dia anterior já há atividades para a acolhida dos grupos.

Após a Missa de abertura, às 18h da sexta-feira (16), uma procissão percorrerá os quase três quilômetros que distanciam a Basílica do Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. No local os Homens do Terço terão um pequeno momento de reflexão.

“João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, os pescadores que encontraram a Imagem em 1717 não eram do Terço dos Homens, mas com certeza foram os primeiros homens que rezaram diante daquela pequena Imagem”, completa o Reitor do Santuário Nacional, padre João batista de Almeida, sobre a simbologia da procissão até o Porto Itaguaçu.

Uma vigília terá início na noite de sexta-feira, para que aqueles que chegarem ainda na madrugada de sábado já sejam inseridos no clima oracional da Romaria. Na manhã de sábado será meditado o tema deste ano, “Homens do terço: é preciso lançar as redes!”.

As inscrições, detalhes da programação e materiais de divulgação podem ser acessados pelos grupos em www.a12.com/tercodoshomens.

PROGRAMAÇÃO

DIA 16/02/2018 – (sexta-feira)

18h00: Missa de abertura

20h00: Procissão Jubilar para o Porto Itaguaçu, onde tudo começou em 1717

23h00: Início da Vigília Mariana e Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário

DIA 17/02/2018 – (Sábado)

05h45: Encerramento da Vigília Mariana e da Adoração ao Santíssimo Sacramento

07h00: Acolhida, Boas Vindas, músicas e Oração Inicial na Tribuna Papa Bento XVI

08h00: Reflexão. Tema: “Homens do terço: é preciso lançar as redes!”.

10h30: Missa Solene

13h45: Início do Santo Terço

15h00: Consagração dos Homens à Nossa Senhora Aparecida

15h15: Sorteio da Imagem Peregrina e mensagem final