Pensando no desenvolvimento regional e na qualificação de ensino superior para o município foi que o prefeito Gelson Costa assinou na noite dessa quinta feira, (28 de junho) um termo de cooperação técnica para a implantação de um curso Superior que acontecerá em parceria entre o município e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de Laranjeiras do Sul. O curso será de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Sociais e Humanas, e o profissional licenciado poderá atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, em disciplinas como geografia, sociologia, filosofia e história. Serão disponibilizadas 60 vagas presenciais e a graduação terá duração de nove semestres (quatro anos e meio). As provas do primeiro vestibular acontecerão no dia 08 de agosto, das 14h às 18h nas cidades de: Candói, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Reserva do Iguaçu.

Na ocasião teve presente, além do prefeito Gelson Costa, o vice-prefeito Christian Picolo, o Presidente da Câmara Valdir Costa, a Secretária de Educação do Município Andréia Savoldi, o Deputado Estadual Professor Lemos (PT), o Pró-Reitor da UFFS – Laranjeiras do Sul, João Alfredo Braida, a Diretora do Campus UFFS – Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, o professor e Coordenador do Curso de Educação do Campo, Ciências Sociais e Humanas, Fábio Zeneratti, secretários, assessores, além de alunos e professores do Colégio Estadual Santa Clara, Colégio Estadual do Campo de Paz, Colégio Estadual do Campo de Cachoeira, Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca, e a comunidade da Ilha, que foi representando o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).

A Graduação de Licenciatura em Educação no Campo, é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2016, portanto, o profissional que se formar nesta área estará apto para o mercado de trabalho e atuará na docência buscando aliar os meios educacional, cultural, social e econômico voltado as escolas do campo.

O curso será no regime de alternância, ou seja, o aluno vivencia a teoria na universidade e depois faz a aplicação na comunidade do que foi aprendido em sala de aula. Para a realização das aulas a prefeitura concedeu o espaço da Casa Familiar Rural, e a UFFS cederá os professores. O espaço será equipado com alojamentos para alunos e docentes e toda a parte de estrutura predial como: laboratórios, escritórios, luz, água, internet, será por conta da prefeitura.

O prefeito Gelson Costa acredita que com a implantação deste curso presencial a Universidade cumpre seu papel de ir até a comunidade, trazendo ensino, pesquisa e extensão. Outro ponto que o prefeito destacou é que a meta é trazer mais cursos de graduação para o município e assim, avançar cada vez mais nas parcerias para conseguir um campus próprio em Candói.

Para a Diretora do Campus da UFFS – Laranjeiras do Sul, Jante Stoffel, o papel da universidade é chegar cada vez mais perto da comunidade, e ter essa parceria com o município de Candói demonstra que a Universidade está atingindo a comunidade indo além da extensão do campus, ampliando sua rede de conhecimentos, e colaborando para o desenvolvimento sócio educacional das regiões.