Agora é oficial! Como divulgou o Diário Reservense na última segunda feira (14 de maio), a governadora Cida Borghetti estará em Guarapuava nesta quinta (17) para autorizar a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Além do curso, Cida dará posse ao novo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI),Décio Sperandio. A expectativa é de que a nomeação dos professores que aguardam serem chamados em concurso também seja anunciada pela governadora.

O encontro de Cida Borghetti com autoridades regionais acontece nesta quinta, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Guarapuava.

ASSUNTO ANTIGO

A implantação do curso de Medicina já um assunto que vem sendo discutido há várias décadas. No apagar das luzes do seu governo, em 31 de dezembro de 2002, o ex-governador Jaime Lerner assinou o decreto n.º 6790, que autorizava o funcionamento do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Porém, o ex-governador Roberto Requião, sucessor de Lerner, não efetuou a implantação do curso.

Em 2014 o tema voltou novamente à discussão, no período pré-eleitoral. A implantação de Medicina na Unicentro foi uma das bandeiras defendidas pelo ex-governador Beto Richa. Porém, novamente não foi levado a efeito.

Em 22 de agosto de 2014, o reitor Aldo Bona entregou à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior os projetos para as implantações dos cursos de Medicina e Direito, aprovados no dia 11 de agosto pelo Conselho Universitário da Unicentro.