O Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca de Siqueira, de Reserva do Iguaçu ganhou destaque nacional no Programa Criativos da Escola com o Projeto “Aprendendo com o João de Barro”.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio noturno, coordenado pela pedagoga Sirlene Rodriguês, com a participação de integrantes da Equipe Multidisciplinar da escola e moradores da Comunidade Invernada Paiol de Telha. Trata-se de uma casa de taipa construída na referida comunidade e que objetiva o resgate e valorização dos saberes ancestrais afrodescendentes, bem como estímulos para utilizá-los na atualidade proporcionando melhorias na qualidade de vida da comunidade. Segundo os moradores essa casa, será “A casa da Memória” do Paiol de Telha.

O Programa Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.