Estudande do CE Dulce Mashio da cidade de Guarapuava, Maria Eduarda dos Santos acumula 29 medalhas nos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Cursando o segundo ano do ensino médio, a aluna-atleta, de 16 anos, começou os treinos no atletismo em 2013, quando tinha apenas 11 anos ainda na categoria B (11 à 13 anos), e logo no segundo ano de treinamentos, a aluna de Guarapuava, começou a se destacar e conquistar as primeiras medalhas no atletismo.

”Quando começei a treinar, eu tinha um pensamento de que nunca conseguiria ganhar algum título, estava lá por curiosidade e acabei gostando, no primeiro ano eu não fui tão bem, mas ao longo dos anos os resultados vieram.”

Marcelo Walter Antônio, é o professor de Educação Física do CE Dulce Mashio, e treinador no projeto para alunos da rede pública de ensino com Aulas Especializadas em Treinamento Esportivo (ATE), com treinamentos específicos para os alunos do atletismo.

”No projeto, nós fazemos os treinamentos três vezes por semana, além das atividades de rotina como aquecimento e treinos de pista, eu trabalho também a resistência dos alunos com exercícios de puxamento de pneu, tração e saída de bloco” explicou Marcelo.

Nos JEPS 2018, Maria Eduarda competiu nas provas dos 100 e 200 metros, sendo campeã nas duas modalidades e irá disputar a fase macrorregional na categoria A (14 à 16), que acontece já na próxima semana, dos dias 19 à 24 de Junho em Prudentópolis.

Maria ainda citou que no início deste ano, tinha pensado em desistir do atletismo, e ficou um mês sem ir aos treinos, mas o seu professor não desistiu de sua aluna, e a convenceu a voltar.

”O meu professor sempre me incentivou muito a estar aqui, e eu percebi que ele leva esse trabalho com muita seriadade, e amor ao esporte, e através desse incentivo eu decidi não desistir e continuar para ver até onde eu chegaria.” Com o brilho nos olhos, Maria destacou a dedicação de seu professor.

O professor Marcelo, falou ainda sobre o duplo ouro, que Maria conquistou na edição 2018 do JEPS.

”Quando vejo o desenvolvimento da Maria Eduarda no JEPS, tenho sentimento de dever cumprido, eu sempre comento com os meus atletas que a minha função é ensiná-los e motivá-los, pois são eles que precisam se dedicar nos treinamentos, e digo também a eles para não se satisfazerem com títulos municipais, e sim buscar títulos estaduais sempre almejando algo maior”.

”A minha família me incentiva muito na prática do atletismo, e eu divido principalmente com o meu pai o sonho de um dia ser uma atleta profissional”, finalizou a campeã que como muitos outros atletas tem o sonho de ir muito mais além no esporte.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo e Secretaria da Educação, com apoio do município de Reserva do Iguaçu.

Treinando ao lado do professor Marcelo, a estudante acumula 29 medalhas. (Foto: João Passos/SEET-PR)
A segunda medalha de Maria no JEPS foi na prova dos 200 metros rasos. (Foto: João Passos/SEET-PR)
O sorriso no olhar de quem conquistou as duas provas que disputou na edição 2018 do JEPS. (Foto: João Passos/SEET-PR)