O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Guarapuava ajuizou uma ação civil pública contra a rede de supermercados Dal Pozzo por discriminar mulheres durante os processos de contratação de pessoal da empresa. A investigação aponta que, durante as etapas de seleção, as mulheres eram desconsideradas como profissionais aptas à contratação, que efetivava apenas homens. A discriminação ocorria em sigilo, já que as candidatas participavam de todas as fases do processo seletivo. As informações foram repassadas  pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9º Região.

Na ação, o MPT informou que solicitou à Justiça do Trabalho que a rede de supermercados Dal Pozzo seja condenada a pagar, como indenização, o valor de R$ 5 milhões. Este valor deverá ser revertido a instituição, projeto ou entidade pública indicada pelo Ministério.

O pedido solicita, ainda, que a empresa de Guarapuava seja obrigada a publicar, em meios de comunicação de grande alcance na região e no município, anúncios educativos sobre o que é discriminação e os efeitos prejudiciais que tal prática acarreta às trabalhadoras.

O PROCESSO

O inquérito civil foi instaurado pelo MPT do município em julho de 2017 e verificou a adoção de práticas discriminatórias contra as mulheres que participam dos processos seletivos. Embora participassem de todas as fases de avaliação, a investigação aponta que o intuito da empresa era realizar apenas contratações de homens para os serviços da rede de supermercados.

Para validar e solidificar a petição inicial da ação ajuizada, o Ministério apresenta documentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e depoimentos de profissionais com atuação nos processos seletivos da empresa.

De acordo com informações repassadas pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9º Região, a discriminação em razão do sexo que impede ou dificulta o acesso à relação de emprego é vedada pela legislação brasileira.

DAL POZZO

Em Guarapuava, a rede de supermercados Dal Pozzo está implantada desde 1960 e conta com dois estabelecimentos comerciais amplos e populares na cidade. Este ano, a segunda loja da empresa foi aberta no bairro planejado Cidade dos Lagos.