Neste domingo, mais de 600 atletas de todo o Estado estarão em Guarapuava para participar da 2ª etapa do Campeonato paranaense de Jiu-Jitsu. A partir das 9h, competidores de diferentes modalidades e faixas etárias estarão competindo no Ginásio Joaquim Prestes. A entrada para o evento será franca.

De acordo com o Cristiano Cubas, representante da Federação Paranaense de Jiu-Jitsu Brasileira (FPJJB), o número de inscritos para 2ª etapa da competição surpreendeu as expectativas da organização.

“Estávamos esperando até 600 inscritos e quando vimos que o número foi superado ficamos muito felizes. É interessantes que nessa etapa, mais da metade dos inscritos são crianças, de ambos os sexos. Nós, da organização, que temos vivência na modalidade, comemoramos porque isso faz com que se perpetue a arte marcial e o que é ensinado dentro do tatame que é o respeito, disciplina, dedicação”.

Durante todo o domingo, dez áreas estarão montadas com lutas simultâneas nas modalidades pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, e máster, das faixas branca a preta. Ainda de acordo com Cubas, esse é o maior evento da modalidade realizado no interior do Paraná.

“A sede do Jiu-Jitsu paranaense neste final de semana é Guarapuava. Este é o quinto ano que nós sediamos o evento e montamos toda a estrutura necessária. A Logística vem de Curitiba, é montada em Guarapuava, desmontada no final do dia e retorna para Curitiba. É um esforço coletivo”.

Cinco etapas compõe o campeonato, em sua totalidade. A primeira delas foi realizada em março, em Curitiba. A conclusão de todas as etapas deve ocorrer até o final de outubro. Para a realização no terceiro planalto, mais de 100 pessoas estão envolvidas na organização pré, durante e pós evento, entre árbitros, equipe de organizadores, chamadores, mesários, limpeza, segurança e enfermaria.

Na competição, haverá prêmio individual para o atleta vencedor em cada modalidade e também premiação por equipes. O evento é realizado pela Federação Paranaense de Jiu-Jitsu com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.