No dia 13 de dezembro, às 12h20, a região de Posadas, na Argentina, chegou aos 35ºC, com uma sensação térmica de 40ºC. Nessas condições, uma jornalista do site Misiones Online captou o momento exato de uma menina Guarani bebendo água de uma poça na rua.

A imagem foi publicada também pelo jornalista Miguel Ríos e imediatamente viralizou nas redes sociais.

Na foto é possível ver a criança de joelhos, com o rosto junto ao chão, tentando tomar água de uma poça. “Alguma coisa ruim estamos fazendo como sociedade, não?”, refletiu Ríos.

Humanidade

A foto foi compartilhada mais de duas mil vezes e algumas pessoas fizeram comentários pedindo mais empatia: “Onde está a humanidade?” e “Que terrível, não temos sensibilidade, não temos coração e estamos muito longe do respeito e amor ao próximo”.

A menina, cuja identidade não foi revelada, pertence à comunidade Mbyá Guaraní. Segundo o site Misiones Online, garotos e garotas “são explorados por adultos da sua comunidade para pedir esmolas” na cidade que faz fronteira com o Uruguai.

O caso foi além das redes sociais. O mesmo site informou que conseguiu garrafas de água e outras doações não só para a menina, como também para mais famílias em situação de rua da mesma região.