Neste domingo (25) a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. O Domingo de Ramos é o momento em que os cristãos católicos fazem memória à entrada de Jesus em Jerusalém e quando o povo o acolheu como rei com ramos de oliveiras e palmeiras.

É nesta celebração que se dá o início da Semana Santa em que os católicos vivem o Tríduo Pascal: a Paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com o padre Eliseu Nahm, na cultura cristã, os ramos são muito conhecidos por simbolizar a vitória, além de significar que somos unidos por Cristo pelo batismo, com uma luta árdua contra o pecado e pela salvação. Eles foram usados pelo povo de Jerusalém para receber Jesus enquanto ele entrava na cidade.

“É a entrada triunfal do mestre Jesus dentro da cidade de Jerusalém. Ele entra com a confiança de ser filho de Deus e de dar a vida por todos. Essa data representa que temos que caminhar para eternidade e pela ressurreição. O Domingo de Ramos faz com que abramos nossos corações para essa Semana’’.