GERAL
Abertura dos Jogos Escolares em Guarapuava enfatizou a valorização ao esporte e aos profissionais de Educação Física
24 de junho de 2017
O frio não espantou o público de Guarapuava que compareceu em peso no Ginásio Joaquim Prestes na noite desta sexta-feira, 23, para prestigiar a abertura da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná.
O Ginásio ficou lotado para receber, de forma festiva, aproximadamente 1.150 atletas inscritos, de oito cidades paranaenses. Pela primeira vez, todas as cidades que compõem a regional de Guarapuava participam da competição que apresenta as modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.
A comissão organizadora preparou uma emocionante homenagem para os professores Paulo César Ferraz Neves e Victor Hugo Ossoski, popularmente conhecido como Cebolão, que fizeram parte da história do esporte na cidade e faleceram neste ano e no ano passado, respectivamente. Para encerrar a mensagem, a música Canção da América foi interpretada pelo cantor Leduan Bueno da Silva e comoveu o público, especialmente a família dos dois professores homenageados.
O Secretário de Esportes de Guarapuava, Pablo de Almeida, deu as boas-vindas aos atletas, árbitros e professores. É com muita satisfação que sediamos essa fase dos Jogos Escolares do Paraná aqui em Guarapuava. Quero desejar votos de sucesso a todos, que vocês se sintam acolhidos e em casa e que, cada um, com muito empenho e dedicação possa defender sua escola com muita garra, mas, acima de tudo, com muita ética, afirmou o secretário. Do mesmo modo, o chefe da 10ª Regional da Secretaria do Estado de Esporte e Turismo, Edson Pereira de Andrade, destacou a satisfação em sediar a Fase Regional dos JEPs: Agradeço o município de Guarapuava por nos dar a honra de sediar esse que é o maior evento esportivo do Brasil e da América Latina, são mais de 50 mil atletas envolvidos em todas as suas fases.
[caption id="attachment_5734" align="aligncenter" width="732"] Secretário de Esportes de Guarapuava Pablo de Almeida[/caption]
Durante a cerimônia, os pronunciamentos das autoridades presentes enfatizaram a importância do esporte e dos profissionais de Educação Física. Quero ressaltar que devemos ver o esporte e os profissionais de Educação Física como agentes transformadores da sociedade. O profissional de Educação Física tem a capacidade de educar através do exercício. Esse instrumento é capaz de transformar a sociedade e é por isso que nós precisamos valorizar e apoiar o esporte e os profissionais dessa área, comentou o Secretário de Esportes de Guarapuava, Pablo de Almeida. Edson Pereira de Andrade também ressaltou a relevância da atuação dos professores e mobilizou as palmas do público em homenagem a esses profissionais.
[caption id="attachment_5735" align="aligncenter" width="732"] Professor Edson Pereira de Andrade em pronunciamento[/caption]
Em mensagem enviada aos participantes, o Governador do Estado do Paraná, Beto Richa comentou sobre a contribuição do esporte no desenvolvimento social. Reafirmo minha crença no esporte como uma admirável contribuição para o desenvolvimento social em qualquer nação do mundo e principalmente em um país como o nosso. Se alguém duvida disso, está absolutamente enganado, afirmou o governador.
A cerimônia de abertura também contou com uma mensagem do Secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício. É nos Jogos Escolares do Paraná que estudantes, de 12 a 17 anos de idade, entram em quadra, campo, tatame, raia, embalados pelo sonho de ser o melhor entre seus colegas competidores. Contudo, o espírito competitivo não é mais relevante do que a socialização, o prazer de fortalecer relações de amizade e companheirismo, comentou.
O encerramento ficou por conta do Grupo de Dança Bruna Pacheco. O grupo local apresentou duas coreografias, que arrancou muitas palmas do público presente no ginásio.
[caption id="attachment_5736" align="aligncenter" width="732"] Apresentação do Grupo Atitude, do Studio de Dança Bruna Pacheco[/caption]
Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Guarapuava.
Fotos: Thiago Chas