GERAL
Paraná é bicampeão dos Jogos Escolares da Juventude para alunos-atletas de 12 a 14 anos
22 de setembro de 2017
O esporte paranaense conseguiu um feito histórico: com as últimas medalhas conquistadas por seus representantes nas modalidades coletivas, o Paraná se isolou na liderança do quadro de medalhas dos Jogos Escolares da Juventude, disputados em Curitiba entre os dias 12 e 21 de setembro. Com o resultado o Estado pode se considerar bicampeão do evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, afinal já havia liderado o quadro de medalhas na edição 2016 da competição, realizada em João Pessoa, Paraíba.
Das 13 modalidades em disputa na capital paranaense, a delegação do Estado do Paraná conquistou medalhas em 11, sendo 8 individuais e 3 coletivas. Já o total de medalhas foi um show dos meninos e meninas da delegação paranaense. Com um total de 32 medalhas de ouro, o Paraná obteve cinco a mais que o segundo colocado, São Paulo. Para ter uma ideia do domínio da delegação em 2017, os paranaenses conseguiram mais medalhas douradas do que o 3º, 4º e 5º colocados juntos, respectivamente, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
O número também representa um aumento de 60% de medalhas de ouro, se comparado ao título obtido pelos paranaenses na edição de 2016, em João Pessoa (PB). Na ocasião, foram 20 medalhas que garantiram a liderança do quadro. Mas não foi apenas esta estatística que cresceu: se no ano passado o Paraná conquistou um total de 50 medalhas, incluindo as de ouro, prata e bronze, desta vez foram 64, quase 30% a mais do que na edição anterior dos Jogos Escolares da Juventude.
A campanha paranaense confirma a excelência do trabalho realizado no esporte escolar, unindo a formação de alunos nas esferas esportiva e educacional, no que se reflete os Jogos Escolares do Paraná (JEPs), nada mais do que a maior competição esportiva a nível estadual em todo o Brasil.
O evento, que neste ano completou sua 64ª edição, é promovido pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, da Secretaria da Educação e com o apoio de diversos municípios que sediam as fases regionais, macrorregionais e finais, reunindo milhares de participantes em todos os cantos do Estado. A relevância dos JEPs se torna ainda maior quando se nota que os alunos-atletas paranaenses foram, em sua maioria, os campeões estaduais da atual temporada, chegando para competir em altíssimo nível nos Jogos Escolares da Juventude, e é claro, conquistando pódios e medalhas!
Uma vitória maiúscula da fortíssima equipe moldada e desenvolvida nas competições escolares do Paraná, um sinal que a nova safra de talentos paranaenses tem tudo para continuar se destacando no esporte nos próximos anos. O Estado do Paraná já pode ser considerado uma potência na formação de alunos-atletas, e esta condição tende a crescer ainda mais nos próximos anos.
O próximo desafio serão os Jogos Escolares da Juventude, mas dessa vez, para alunos-atletas de 15 a 17 anos. A competição vai acontecer em Brasília, entre os dias 16 e 25 de Novembro, e a meta é continuar a busca pelo pódio na Capital Federal, e se possível, repetir o feito obtido em casa, com um aumento exponencial no número de medalhas conquistadas.
Confira o quadro de medalhas dos Jogos Escolares da Juventude, para alunos-atletas de 12 a 14 anos:
[caption id="attachment_7860" align="aligncenter" width="2000"] Jogos Escolares da Juventude - Tênis de Mesa[/caption]
[caption id="attachment_7861" align="aligncenter" width="2000"] Jogos Escolares da Juventude - Xadrez[/caption]