GERAL
Foragidos da Penitenciária Estadual de Cascavel são recapturados no Paraguai
14 de novembro de 2017
Dois dos 38 foragidos da última rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel, foram recapturados em Ciudad Leste no Paraguai.
Conforme a polícia do país vizinho, Cristiano Brizola de França e Adão Robson da Costa Cordeiro, estavam em atitude suspeita na Avenida Los Yerbales, quando houve a tentativa de abordagem pelas autoridades paraguaias, momento em que começaram a fugir, cerca de 1000 metros a frente os dois foram detidos e encaminhados a unidade policial onde foi constatado que se tratava de dois foragidos da rebelião. Agora eles serão devolvidos as autoridades brasileiras.
Cristiano que é natural de Cascavel estava respondendo pelo crime de roubo agravado, já Adão natural de Toledo, também respondia pelo mesmo crime cometido pelo colega.
A rebelião teve fim no último sábado após 43 horas, nesta, a segunda em três anos, aproximadamente 90% da estrutura ficou comprometida, Um detento foi morto e decaptado, além de vários feridos. Dos 38 fugitivos, 35 seguem sendo procurados pelas autoridades, isso porque ainda na madrugada da sexta-feira, um dos foragidos se entregou na delegacia da polícia civil.
O corpo do detento que foi decapitado ainda não foi encontrado, a limpeza do local segue sendo feita. Duas transferências foram feitas, 40 detentos seguiram para a carceragem da 15ª SDP, e outros 152 ficaram alojados na Penitenciária Industrial de Cascavel.
Veja do que são acusados os presos foragidos da PEC
A maioria dos presos foragidos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) são acusados de assalto e homicídio. Dos 38 fugitivos, 3 são suspeitos de homicídio: Adão Robson da Costa Cordeiro, Jhonatan Willians Fernando Nunes Machado, Luis Paulo Marques; um é acusado de feminicídio em maio deste ano, Ademar Francisco Branco e também há um acusado de latrocínio contra um policial, Alisson Ferreira de Oliveira.
Destes, 12 são acusados de assalto: Alexsandro Wikoski Alves, Douglas Junior Betim do Prado, Fernando Pontes dos Santos, Ismael Eduardo de Carvalho, Jonatan Wikoski de Olveira , José Lucas dos Santos, Lennon Patrício de Oliveira, Luciano Cardoso Fernandes, Marcelo de Paula, Ueslei David do Nascimento, Vagner Gonçalves, William Santana.
Também há 4 presos que já foram foragidos: André Garcia Batista Gonçalves, foragido de Cambé; Augusto Choptian Filho, foragido duas vezes da PEC; Celso Xavier de Almeida, também duas vezes foragido e Cleonir José Westphal.
Também há foragidos suspeitos de tráfico de drogas: Ozeias de Souza Espindola, Zequiel Lucas de Olveira, Diego Alan Metz; porte ilegal de arma: Jhonatan Mayke de Oliveira Aguiar.
Outros foragidos: Antonio Caetano dos Santos Filho; Cristiano Brizola de Franca; Douglas Teato Pereira; Eligton Batista Pereiro; Emerson Gonçalves da Silva Junior; Everton da Silva Pinheiro; Everton José dos Santos; Josinei Miranda Ribicki; Josmar Duarte; Lucas Paulinio; Maurilio Cleiton Lara de Oliveira; Welligton Pedro de Oliveira e William Gabriel Felix Dutra.