GERAL
Mulher desacata policiais pelo Facebook e acaba detida em Dois Vizinhos
26 de dezembro de 2017
Por volta das 14 horas da última segunda-feira (25), feriado de Natal, Policiais Militares realizaram a detenção de uma mulher no bairro Sagrada Família em Dois Vizinhos, Sudoeste do Estado. O motivo da prisão foi uma publicação da mulher em uma rede social denegrindo a imagem dos policiais da cidade, após a mesma ter se envolvido em uma ocorrência policial. Na publicação, a mulher alega ter sido vítima também de abuso de autoridade por parte dos PMs.
A publicação foi postada na rede social Facebook e republicada em um grupo com milhares de integrantes do Paraná e Brasil inteiro, gerando mais de mil comentários. A autora da postagem foi encaminhada à Companhia da Polícia Militar para elaboração de um termo circunstanciado pelo crime de desacato. Cada policial tem ainda direito de mover ação por dano moral.
De acordo com o comando da PM em Dois Vizinhos, a mulher teria se envolvido em uma ocorrência de perturbação de sossego durante a madrugada, por volta da 01h30. Conforme BO, o fato ocorreu no Bairro Nossa Senhora de Lurdes, onde ela e outras pessoas estavam com som alto, promovendo algazarras e teriam sofrido advertência da PM, o que motivou a postagem em rede social denegrindo os policiais.
Segundo o oficial responsável pelo comando da 2ª Companhia nesse período, Tenente Wilder não se pode admitir que as pessoas utilizem do falso anonimato das redes sociais para denegrir a imagem de outros ou de uma instituição centenária como a Policia Militar do Estado do Paraná. A liberdade de expressão é direito presente na constituição federal mas deve respeitar os limites éticos, morais, sociais e familiares, deixando de lado, e não confundindo com a imoralidade, palavras de baixo calão e ofensas, sendo cada um responsável por aquilo que fala ou escreve, a internet não é uma terra sem lei, existem legislação própria inclusive atualmente, frisou.
Após elaboração do Termo Circunstanciado, a mulher foi liberada e se comprometeu a comparecer em audiência designada no Juizado Especial no Fórum de Dois Vizinhos. Ela assinou documentos referentes ao fato.