GERAL
Pitanga e Foz do Jordão sobem no ranking do Mapa do Turismo Brasileiro
19 de fevereiro de 2018
Pitanga e Foz do Jordão estão entre os 25 municípios paranaenses que subiram de colocação no ranking do Mapa do Turismo Brasileiro, atualizado pelo Ministério do Turismo.
De acordo com a nova categorização, esse municípios tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de turistas domésticos e internacionais.
Traduzindo em números, essa atualização vai permitir o aporte financeiro com recursos do Ministério do Turismo. Foz do Jordão, por exemplo, receberá até R$ 150 mil por ano e hoje está na categoria D. Já Pitanga, que subiu para a categoria C, terá um limite anual de R$ 400 mil. O Paraná conta com 283 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, classificadas da seguinte maneira: A (02), B (09), C (35), D (179) e E (58).
Em Foz do Jordão há o Alagado, enquanto em Pitanga existe o Caminho de Peabiru, rota indígena que ligava o litoral brasileiro à Cordilheira dos Andes, no Peru.
Segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre A e D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Todos os municípios de A a E estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.
Por outro lado, outros 17 municípios do estado tiveram redução em suas categorias Arapoti, Araruna, Araucária, Boa Esperança, Cambira, Campo Magro, Goioerê, Ivaiporã, Luiziana, Maria Helena, Medianeira, Moreira Sales, Querência do Norte, Rancho Alegre, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Sertaneja.
As novas categorias já estão disponíveis no endereço www.mapa.turismo.gov.br .
[caption id="attachment_11189" align="aligncenter" width="1024"] Alagado do Iguaçu em Foz do Jordão (Foto: Divulgação)[/caption]