GERAL

Emanoel Teixeira e Carlos Werzel - Testemunhas de uma amizade que começou através do esporte

27 de janeiro de 2019
Quando relacionamos esporte e amizade, a foto primeira que se estabelece em nosso imaginário é de um time de amigos unidos e que trabalham em sintonia. Estes, por razões explícitas, contribuem para a formação de relações profundas e duradouras, afinal o praticante se coloca junto ao outro, em um trabalho sincronizado para se alcançar um determinado objetivo. Um deve confiar no outro, há uma interdependência das ações e, quando há conhecimento mútuo, joga-se com as forças que o outro tem. E nesta longa estrada da vida encontramos dois jovens reservenses, Emanoel Teixeira e Carlos Daniel Werzel; Atletas, amigos de infância, parceiros de muitas partidas, fossem elas no campo ou nas quadras. A história de hoje é contada com muito amor e carinho pelo portal Diário Reservense, uma história onde o amor em comum pelo esporte fez desses dois meninos mais que amigos, transformaram-os em irmãos para a vida toda. Dizem que a arte imita a vida, e creio que o esporte também imite a vida. As dimensões que criamos como esporte e arte, são um recorte expressivo da vida humana, de sentimentos, sensações, experiências e desafios vividos no dia-a-dia. Ao contrário do que todos pensam no esporte se vivem muito mais frustrações do que glórias. Basta olharmos ao nosso redor e ver o quanto os esportistas são criticados, humilhados, chamados de tranqueiras e outras palavras que não valem a pena citar. Os jogadores, o técnico, o time, são lembrados e apoiados por poucos, mas sãos estes, a minoria que incansavelmente está lá, faça chuva ou sol, estão na torcida, por que acreditam que o esporte é capaz de superar os limites das quatro linhas e fazer com que muitas pessoas através dele sejam profissionais de sucesso, pessoas de bem, pais de família, irmãos para uma vida toda. Com os nossos personagens não foi diferente; Foram muitas lutas, obstáculos, criticas, palavras de desânimo, e insistentes pedidos para que os mesmos desistissem. A cada palavra dita  para desistirem , outras dez  palavras de incentivo, de coragem  e fé chegavam para os dois seguirem em frente.

Depoimento de Emanoel Teixeira

“ Falar do Carlinhos é para mim um motivo de grande alegria, nos conhecemos no Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca Siqueira, nos primeiros treinos notei a sintonia que tinha entre eu e ele, nos tornamos amigos através do esporte, sou testemunha da força que o mesmo tem. Não existem palavras para descrever o sentimento de amizade, respeito e admiração que tenho pelo Werzel. Fora de quadra e dos campos um companheiro e amigo para a vida toda. Nos meus momentos de tristeza foi meu ombro amigo, meu conselheiro. Peço a Deus, pai todo poderoso que o ilumine cada dia mais, lhe proporcionando muita saúde, alegrias e com toda certeza muitos momentos junto contigo meu irmão, meu camisa 10, te amo .”  

Depoimento de Carlos Daniel Werzel

“  Me emociono muito quando falo do Emanoel. Conheci ele no Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca Siqueira,em um primeiro momento apenas troca de olhares, um breve  cumprimento.Quando mais jovem o “cide”  era muito tímido, poucas palavras; Começamos treinar com o professor Júnior, e foi de treino em treino que nossa amizade começou a nascer e ganhar uma proporção que nem eu imaginava. O tempo passou e a cada ano a nossa amizade era fortalecida. Éramos o “ Batman e Robin”  dos jogos escolares, uma dupla dinâmica, extrovertida, dois amigos em processo de aprendizagem. Considero muito ele, faz parte de minha vida e família, compartilho com ele meus principais momentos,sejam eles de lágrimas ou sorrisos. É um sentimento inexplicável, somente Deus para imaginar o carinho e admiração que tenho pelo “ cidão” . É difícil achar as palavras, pois nossa amizade é de irmão para irmão, te amo meu menino, juntos até depois do fim, meu camisa 8, para sempre em minha vida e história.” Entender o esporte como a oportunidade de transformar o mundo não seria exagero, desde que o melhor de cada um seja sempre doado dentro e fora dos treinos. Neste dia , 27 de janeiro de 2019, deixamos aqui registrado o nosso carinho e admiração a todos e todas que amam o esporte e que fazem dele um elo entre de amizade e irmandade para a toda a vida.
PB Agência Web