O I Torneio de Poker do município de Reserva do Iguaçu foi realizado no último sábado (9), no CCs e reuniu dezenas de jogadores. Participaram do evento competidores do município, além de participantes das cidades de Quedas do Iguaçu, Pitanga, Pinhão Pato Branco, Mangueirinha, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, General Carneiro, Foz do Jordão, Chopinzinho, Coronel Vivida, Candói, Blumenau, Bituruna e Salto Del Guairá (Paraguai).
De acordo a organização, o evento superou as expectativas, até mesmo pelo pouco tempo de divulgação, mas serviu como um termômetro a respeito do interesse da classe no esporte. Tivemos 63 participantes e o que percebemos é que há o interesse da classe de que aconteçam mais eventos como este. Disse Jefinho em nota ao Diário Reservense.
Para Valnoir Deschk Junior é preciso retirar todo esse estigma que ainda há sobre o esporte. Muitas pessoas se levam muito pelo lado midiático, onde há apenas a visão dos jogadores viciados e que apostam tudo que têm. O Poker é um esporte, uma atividade saudável que trabalha a mente de forma divertida. É competitivo, agradável, favorecem os níveis de Serotonina considerada o hormônio da felicidade, melhora a auto-estima e possibilita a gestão do stress e que seus jogadores adquiram habilidades como uma avaliação rápida de uma situação de risco.
Valnoir destaca ainda, que o poker jogado em forma de torneio tem uma quantidade fichas limitadas, no qual o jogador pode fazer no máximo duas entradas. Qualquer pessoa pode jogar. Basta que conheça as regras e com o tempo vão aprendendo a realizar a leitura corporal do outro, seja pela quantidade da aposta, seja por um gesto. Com o tempo cada jogador vai criando suas habilidades.
A Federação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA) reconheceu oficialmente o poker como esporte mental, em 2010, passando a ser considerado um jogo de habilidade, assim como xadrez, bridge, damas e os outros esportes mentais que fazem parte da .O Torneio contou com toda estrutura de mesas, fichas, e dealeres profissionais.
Representando Reserva do Iguaçu Juninho conquistou a 8º posição levando pra casa o valor de 600 reais. Jorge Sens ficou em 6º lugar e faturou 800 reais.
Participou do evento e da inauguração do Iguaçu Poker Clube o Campeão do WSOP 2017, Campeão do BSOP 2006, mesa final do BSOP Millions, Jeff Costa e também o Campeão da 1ª etapa do CPP - Campeonato Paranaense de Poker 2019 Zé Pitanga.
Tabela Classificação
Nome
Cidade
Quantidade p/ Cidade
Raquel Vanisi
sete saltos
2
Gerente do Cassino 7 Saltos em Salto Del Guairá - Paraguai.
Bituruna
3
Blumenau
1
Candói
2
Chopinzinho
6
Coronel Vivida
5
Foz do Jordão
3
Jeff Costa
General Carneiro
2
Campeão do WSOP 2017, Campeão do BSOP 2006, mesa final do BSOP Millions
Guarapuava
7
Laranjeiras do Sul
5
Mangueirinha
3
Pato Branco
3
Pinhão
6
Zé Pitanga
Pitanga
3
Campeão da 1ª etapa do CPP - Campeonato Paranaense de Poker 2019
Quedas do Iguaçu
3
Reserva do Iguaçu
6
Total de Atletas participantes
60
Premiação Líquida R$ 15.300,00