ESPORTES

Choro, grito e muita festa encerra o Jeps 2019 em Pinhão

20 de junho de 2019
E para encerrar com chave e medalhas de ouro, muito choro e gritos marcam a final do campeonato de futsal nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos (masculino e feminino), na manhã desta quarta-feira (19). Os times de Pinhão e do Turvo garantem vaga para a macrorregional que ocorrem nos dias 26 a 30 de junho, em São Mateus do Sul. 
 
Com terços nas mãos e muitas orações, a atleta Evelyn Grechechen, do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro (Turvo), torcia ajoelhada para que a decisão nos pênaltis favorecesse seu time. A partida terminou 0 a 0 contra o Colégio Estadual Antonio Pinheiro, de Guarapuava. A prorrogação decidiu a vitória da cidade vizinha, já Guarapuava levou bronze. 
 
“A oração é resposta para tudo, carrego sempre meus terços para ser iluminada. Hoje ganhei um presentão. Nossa equipe se preparou bastante para estar aqui, hoje, na competição. Agora, queremos conquistar a macrorregional e chegar na final. Estou vivendo um novo sonho”, diz a atleta esbaforida pela conquista do título.
 
Pela primeira vez, as meninas do Colégio Estadual Cacique Otávio dos Santos (Turvo), participam dos Jogos Escolares do Paraná. A estreia rendeu ouro e carimbo no passaporte para a macrorregional. As jogadoras das categorias 12 a 14 anos mostraram garra e muita concentração em cada lance contra suas adversárias do Colégio Estadual Izabel Fonseca de Siqueira, de Reserva do Iguaçu, garantindo medalha de prata no peito.
 
O frio não foi suficiente para afastar a torcida que vibrava freneticamente no palco das decisões no futsal. O time da casa, Colégio Morski, se classificou na final dos Jogos Escolares carimbando ouro no peito da equipe, que se destacou durantes as disputas para a classificação final. Leonardo Matheus Nogueira quem o diga. O atacante, que esteve presente na final da 65° Jogos Escolares do Paraná, conquista mais um dos sonhos no futsal. “É muito prazeroso o ar de competição e, melhor do que isso, ganhar a final da disputa. Esse momento é muito importante para mim e para a equipe que quase se consagrou campeã em 2018”, explica o atleta feliz pela vitória de 4 x 1 contra o time de Candói.
 
O Masculino B do Colégio Expressão também sagrou-se bicampeão da Fase Regional dos Jogos Escolares 2019. Em seu último confronto, a gurizada do Expresssão entrou em quadra e enfrentou os atletas da equipe do Colégio Estadual Edite Marques. A equipe pinhãoense dominou  a quadra e venceu pelo placar de 5x0. Os gols da partida foram feitos por  Luiz Guilherme Streski Dalcurtivo ( 2 ) , Alexandre Luiz Francescone Gotardo ( 1 ) , Gabryel bersch Caldas  ( 1 ) e Carlos Eduardo Misercoviski ( 1 ) . Segundo a SEET, os atletas do masculino B destques desta fase foi Luiz Guilherme com 9 gols, e Eduardo Siega com 4 gols e 6 assistências
 
 " Cada atleta tem sua qualidade,sinto muito orgulho de todos. Alguns são melhores na defesa, outros no ataque, essa é uma sintonia que dá certo e que nos fez ser campeões de mais essa edição. Vale ressaltar que para estar no time e poder sair competir cada jogador tem que estar com as notas todas acima da média, caso contrário é cortado do time. Para nós é um motivo a mais para se orgulhar desses pequenos vencedores. Não posso deixar de lembrar do trabalho em conjunto com a Tauana de Oliveira, profissional integra e competente naquilo que faz. Enfim agradeço a todos que fazem parte dessa conquista, com muita determinação e com a cabeça erguida seguimos para a fase macroregional do Jeps 2019."  Disse Vanessa Streski, técnica da equipe.
 
“Tudo transcorreu muito bem aqui no município. O esporte mostra, mais uma vez, que é aliada à educação. Crianças e jovens puderam competir um com os outros na paz, sem necessidade ocorrência grave durante as competições. Nossa casa está sempre de portas abertas para recebem mais e mais vezes o calor dos Jogos Escolares”, diz o Secretário de Esportes Josoel de  Moraes agradecido pela visita dos municípios. Além disso, o secretario entregou as medalhas aos campeões.
 
Além do futsal, o tênis de mesa encerra com novos medalhistas nas categorias distintas 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, ambos os sexos.
 
 
Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Pinhão.
 
Informações SEET
PB Agência Web