ECONOMIA

IAP emite Licenças de Instalação para PCHS em Mangueirinha

02 de julho de 2019

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) emitiu Licenças de Instalação para duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) em processo de implantação no Rio Marrecas, em Mangueirinha, Sudoeste do Estado.

Uma delas é a PCH Invernadinha, cuja capacidade de geração será 18 MW (megawatts). A área alagada total será de 5,57 ha (hectares). De acordo com o EIA (Estudo de Impacto Ambiental), a barragem será implantada a 18 km da foz do rio Marrecas. Sua altura será de 10,4 m, formando o reservatório. O canal adutor, que direcionará a água à câmara de carga ficará a margem esquerda do rio, com um extensão de 4,55 km. Estima-se que que a energia média será de 61.075 MWh/ano.

Outro projeto é o da PCH Forquilha, com potência de 5,5 MW. Em 2017, a unidade de geração energética obteve autorização do Ministério de Minas e Energia, para enquadramento ao Regime Especial de Incentivos ao Desenvolvimento da Infraestrutura.  O período de cumprimento do projeto é até dezembro deste ano, com investimentos de R$ 22,9 milhões, sem a incidência de impostos.

Os dois empreendimentos pertencem ao mesmo grupo de investidores e em 2016 tiveram o seu andamento suspenso, após protestos de moradores da região e acusações de descumprimento da legislação ambiental.

Informações - RBJ

PB Agência Web