GERAL

Governo do Paraná autoriza realização de concursos públicos com 2,9 mil vagas

06 de setembro de 2019

O Governo do Paraná autorizou a realização de concursos públicos com um total de 2.951 vagas no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e nas polícias Militar e Civil.

A autorização para a contratação dos policiais foi assinada na quarta-feira (4) pelo governador Ratinho Junior (PSD), e a liberação para a seleção no IAP foi publicada no Diário Oficial no dia 30 de agosto.

Segundo o governo, foram autorizadas as contratações de 2 mil policiais militares e 400 bombeiros. No concurso da Polícia Civil, está prevista a seleção de 300 investigadores, 50 delegados e outros 50 papiloscopistas.

Para o IAP, serão 104 vagas para o cargo de agente profissional, de nível superior, e 47 para agente de execução, de nível médio. Um concurso com 160 vagas para o órgão foi anunciado em 2018, mas não saiu do papel. O IAP não realiza concurso há 27 anos.

De acordo com o governo estadual, a expectativa é que as provas aconteçam em 2020.

Depen

Além dos concursos, o governo informou que 238 agentes penitenciários serão contratados para o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Segundo a administração estadual, os agentes devem atuar em unidades prisionais que estão em construção, com previsão de conclusão até 2020.

PB Agência Web