Buscando melhorar a qualidade de vida da população de terceira idade do Paraná, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), apresentou o Projeto de Lei 700/2019, intitulado Universidade do Idoso.
O Projeto visa reservar até 20% das vagas remanescentes – aquelas não preenchidas no vestibular – para pessoas da terceira idade interessadas em cursar o Ensino Superior nas universidades públicas do Paraná.
“Estamos buscando, baseados no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003), reservar nas nossas universidades estaduais até 20% das vagas remanescentes, aquelas não preenchidas após o processo seletivo, para os idosos e idosas que tem o sonho de ingressar na universidade”, afirma o deputado.
Ainda, para Chiorato, é de muita importância pensar em políticas públicas neste sentido “Temos projeções de que a população de terceira idade ainda venha a aumentar consideravelmente ao longo dos próximos anos. É imprescindível pensarmos em políticas públicas que deixem o Paraná preparado para atender as novas demandas que virão deste público”, salienta.
O deputado também lembra que seu projeto não cria nenhum gasto adicional ao governo nem às instituições de ensino, “Nossa proposta visa preencher as vagas já existentes e também as que surgem após desistência ainda no início do curso. É importante ressaltar que estamos propondo que no máximo até 20% destas vagas sejam reservadas para a melhor idade”, finaliza.
Informações - Tem Londrina