RESERVA DO IGUAÇU

Conheça Ana Paula de Lima Amam, candidata ao Conselho Tutelar de Reserva do Iguaçu

30 de setembro de 2019

Visando proporcionar aos reservenses um maior conhecimento daqueles que concorrem ao cargo de Conselheiro Tutelar, o site Diário Reservense através de seu repórter responsável Lorival Lima Santos (Bidu) fará uma série de entrevistas com todos os candidatos. Na série de entrevistas, as perguntas serão exatamente as mesmas para todos os candidatos, primando pelo princípio da isonomia.

As eleições para a composição do Conselho Tutelar de Reserva do Iguaçu acontecem no dia 06 de outubro

Conheça a Candidata Ana Paula Amam.

  1. Gostaríamos que você fizesse a sua apresentação, contando um pouco da sua história e formação.

Meu nome é Ana Paula de Lima Amam De Morais, moro em Reserva do Iguaçu desde o inicio de 2003, vim de Chapecó SC acompanhando meus pais. Aqui conheci meu esposo, nos casamos no final de 2003 e esse ano comemoramos 16 anos de casados, temos uma filha, nosso maior e mais precioso bem hoje com 14 anos.

Algumas de minhas formações.

  • Licenciatura em Pedagogia (7° período)
  • Curso de interprete de LIBRAS (língua brasileira de sinais)
  • Formação em Bombeiro Civil, resgate e socorro.
  • Cursos nas áreas de informática, administração.
  • Curso Construção da Sociedade.
  • Curso de Direitos Humanos.
  • Curso na área Temas Transversais Promovendo a construção da sociedade.
  • Curso de Prática da cidadania e cuidados com a Mulher.
  • Curso de Idiomas UNINTER Inglês.

2-Porque decidiu disputar uma vaga no Conselho Tutelar de Reserva do Iguaçu?

Sinto-me livre quando acredito que posso contribuir para uma causa social, já trabalhei com crianças e adolescentes e aprendi a me aproximar a demonstrar amor, afeto e aquela amizade que eles precisam para poder abrir-se, vi que muitos têm problemas e que também têm medo, e precisam de alguém que passe confiança e que os ouça com atenção, que os proteja. Posso dizer com toda certeza que estou preparada mental, profissional e emocionalmente. Vejo a falta de empenho e dedicação para com nossas crianças e adolescentes, não temos projetos sendo aplicadas como palestras motivacionais, antidrogas, álcool, esse tipo de problema não escolhe época, eventos, acontecimentos, ele acontece todos os dias e todos os dias devemos estar prontos a atender e esclarecer. Precisamos de projetos para que as crianças e adolescentes conheçam seus direitos e deveres, e que eles saibam que existe uma equipe de conselheiros preparados para ouvi-los sempre que eles precisarem.

3-Qual é a sua proposta central para caso seja eleito (a)?

Definir prática em um primeiro momento pode parecer fácil. Contudo, sei das dificuldades encontradas pelos conselheiros, estudei muito o ECA e também a resolução 109 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e posso, dizer que em primeiro lugar, Conselho Tutelar e Assistência Social, precisam trabalhar unidos por um todo. Minha proposta é trabalhar em prol das famílias reservenses, auxiliar na orientação nos direitos e deveres das crianças e adolescentes, pois ainda que sejam indivíduos em formação, eles também possuem deveres.

4-Como têm sido a divulgação e campanha para conseguir votos?

Por meio de mídia social (facebook, whatsapp, rádio) visitação domestica e em locais públicos.

5-Já fez parte de algum projeto voltado aos direitos da Criança e do Adolescente antes de concorrer ao pleito?

Não trabalhei especificamente com projetos voltados aos direitos das crianças e adolescentes, mas, já fiz parte de projetos para crianças e adolescentes, participando de cursos, palestras, passeios, entre outros infelizmente não em nossa cidade.

6-Em sua opinião, quais os maiores agravantes para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, quais medidas devem ser tomadas diante dos agravantes?

Na maioria das vezes o medo da repressão tanto por parte das crianças e adolescentes quanto por parte dos pais, vizinhos, amigos e também dos conselheiros, a sociedade julga mesmo antes de entender os fatos, o que leva cada pessoa a ter receio de fazer uma denuncia, para que os devidos fatos sejam encaminhados e resolvidos, a falta de fiscalização e um olhar clínico e diferenciado também é um agravante. Devemos tomar as seguintes medidas; deixar claro por meio de cartazes, palestras, propagandas, etc. que há meios de denunciar anonimamente pelo telefone no disque 100, divulgar uma linha direta com o Conselho Tutelar da cidade para receber pedidos de ajuda e denuncias. Programas de prevenção ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, conscientização da população, fiscalização não só nas famílias, mas em outros ambientes como escolas, transporte escolar, comércio, etc.

7-Quais os mais graves problemas das crianças e adolescentes de Reserva do Iguaçu?

 Famílias com estrutura vulnerável, por vários motivos, estabilidade emocional, alimentícia, uso de drogas, álcool, etc. Diante de situações de risco as crianças e adolescentes são os primeiros a sentirem o impacto das ações do ambiente em que estão inseridos. O problema mais grave acredito eu, são agressão física e psicológica em diferentes ambientes, independente de classe social.

8-Porque você é um (a) bom (boa) candidato (a) ao cargo de conselheiro (a) tutelar?

Durante a trajetória da minha graduação e algumas experiências trabalhando em instituições onde tive contato com crianças e adolescentes e seus familiares observei os anseios, medos, desafios em relação ao crescimento e progressão dos filhos em busca de uma vida digna.

Sou uma pessoa com conhecimento nas Leis, nos direitos e nos deveres das crianças, dos adolescentes e dos conselheiros. Sei o que deve ser feito e pretendo fazer, pretendo não só zelar e fiscalizar o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes como também tomar providencia diante de ameaças a esses direitos, encaminhá-los as instituições de apoio que contribuem para a formação de bons cidadãos e cidadãs. Farei o melhor de mim e o melhor pelas crianças e adolescentes de Reserva do Iguaçu.

Informações - Lorival Lima/Diário Reservense

PB Agência Web