ESPORTES

Alunas Talita Sarturi e Deizi Fedex participaram da VI Edição dos Jogos da Integração e Superação em Francisco Beltrão

30 de setembro de 2019

Aconteceu neste sábado no 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da cidade de Francisco Beltrão a 6ª Edição do JIS (Jogos da Integração e Superação). O evento contou com a participação de atletas cegos, com baixa visão e deficientes físicos de diversas cidades do sudoeste, centro sul e da capital do estado.

O município de Reserva do Iguaçu foi representado pelas alunas/atletas Talita Sarturi Blem e Deisi Fedex. Deisi competiu no dominó, porém acabou sendo eliminada, Talita competiu também no dominó e conquistou o terceiro lugar, a mesma participou também da corrida conquistando o primeiro lugar.

Foi o segundo ano que tivemos o prazer de participar do JIS em Beltrão. Sempre é um grande prazer estar ao lado de pessoas que se superam a cada segundo, sejam eles cegos, com baixa visão ou deficientes. Nesse momento vemos que a capacidade não depende apenas de ter todos os sentidos ou órgãos funcionando como um padrão de normalidade para ser capaz e sim de uma boa dose de superação através de determinação.

" Faz cinco anos que estou atendendo alunas cegas no CAEDV (Centro de Atendimento Especializado a Deficientes Visuais) em Reserva do Iguaçu. Cada dia que passa me sinto mais apaixonada pelo que faço e pelas conquistas das minhas alunas. Amo aprender cada dia mais e mais sobre o código Braille que é a escrita do cego. Na verdade é a forma de comunicação deles. É uma pena que poucas pessoas consigam sentir essa mesma paixão que sinto e o que é pior, algumas pessoas não sabem e parece não querer aprender se comunicar com eles. Desde dar uma informação, falam apontando para o lugar, ao invés de levar o cego até o local ou objeto procurado. Deixo bem claro que Infelizmente a inclusão está muito longe de existir de verdade. Ela é linda mesmo nos livros e documentos."  Disse Noeli Santos em nota ao Diário Reservense.

O Diário Reservense/Rádio Iguaçu Fm esteve presente e registrou alguns momentos deste maravilhoso evento.

PB Agência Web