O município de Coronel Vivida continua sendo destaque à nível mundial, pois o Sr. Sebastião Batista dos Santos está sendo considerado o homem mais velho do mundo.A Polícia Civil do Paraná – IIPR esteve em Coronel Vivida, onde fez todo o trabalho de identificação e levantou documentos e provas para solicitar este reconhecimento.
Nessa quarta-feira, 2 de outubro de 2019, a Polícia Civil do Paraná – IIPR fez a Carteira de Identidade do Homem mais velho do mundo, o cidadão do município de Coronel Vivida, o senhor Sebastião Batista dos Santos, que possui 117 anos de idade.
Este é um cidadão que faz parte da história do Estado do Paraná e agora é integrante da história do Instituto de Identificação, que tem em seu banco de dados, as impressões digitais de um homem comprovadamente centenário. Seu Sebastião é um homem simples, de família numerosa, ele teve 9 filhos e uma esposa que faleceu em 2010, mora no bairro São José Operário, onde tem a sua própria casa. Nos últimos meses, seu Sebastião anda meio debilitado, nas últimas semanas ele teve um princípio de AVC.
COMO ESSA HISTÓRIA COMEÇOU: O Papiloscopista Fernando José Fabrowski, Chefe do Setor de Almoxarifado do IIPR, já conhecia a história do seu Sebastião e informou a Papiloscopista Elisa Manoeli, Assessora de Comunicação do IIPR sobre essa história fascinante. Os dois papiloscopistas conversaram bastante sobre o assunto e viram no cadastro dele que a última Carteira de Identidade dele foi expedida em 1990, então vários papiloscopistas montaram uma força tarefa para realizar um Atendimento Volante e uma entrevista com o senhor Sebastião para contar essa história. Infelizmente, a família não possuía a certidão original de nascimento. Mas dentro do IIPR temos o Setor de Digitalização e Microfilmagem, é o setor responsável por digitalizar e microfilmar vários documentos oficiais, incluindo as certidões de nascimento, esta unidade do Instituto também é responsável por encaminhar, quando solicitado por Autoridades Policiais, Judiciárias ou órgãos congêneres, informações e/ou cópia de prontuário civil contidas em arquivos do IIPR, então prontamente a Papiloscopista Lais Schulz Dalledone, Chefe do Setor da Microfilmagem, levantou o prontuário civil e a cópia da certidão de nascimento do seu Sebastião. |
Ainda o Papiloscopista Danilo Lemos Pereira, Chefe do Setor de Perícia Datiloscópica levantou a ficha decadatilar, presente em nosso banco de dados físico desde 15 de julho de 1982, das impressões digitais do seu Sebastião.
Estava comprovado nos registos do IIPR que o senhor Sebastião Batista dos Santos possui a certidão 483-11 folha 212 no cartório de registro civil de Coronel Vivida, registro lavrado em 28 de junho de 1976, de acordo com a lei nº 6015 de 31/12/1973, mediante petição do Juiz de Direito daquela Comarca, portanto, seu Sebastião já tinha 74 anos e 9 filhos quando seu registro civil foi lavrado!
RUMO A CORONEL VIVIDA: a papiloscopista Elisa Manoeli fez contato com o Identificador de Coronel Vivida, Itamar Bortolazzi, ele bem prestativo e engajado com a história conseguiu a 2ª Via da Certidão de Nascimento, com isenção de custas no cartório, produziu a foto 3x4 e preparou o requerimento de solicitação da Carteira de Identidade.
O Papiloscopista Roque Maura da Silva, Chefe da SRI de Pato Branco, do qual Coronel Vivida é um município subordinado a essa Seção Regional do Interior, foi muito solícito a prestar total apoio para juntos realizarmos o Atendimento Volante.
Na tarde de quarta feira, seu Sebastião nos recebeu com toda simpatia, ele ficou muito contente quando chegamos de viatura, os 2 papiloscopistas e o identificador, lá estavam a filha dele Joceli, a neta Veridiane, alguns bisnetos e Adelino Guimarães, o Locutor da rádio Voz do Sudoeste AM 690, foi por causa de uma das reportagens dele que ficamos sabendo do seu Sebastião, o cidadão centenário.
Seu Sebastião Batista dos Santos, é candidato a ser o homem mais velho do mundo, como a família não possuía mais a certidão de nascimento dele, ficaram por anos buscando informações, para comprovar a idade do homem que pode ser o mais velho do mundo e registrá-lo no Guinness Book, o livro dos recordes.
A Papiloscopista Elisa, realizou a coleta das impressões digitais, com o Papiloscopista Roque e aproveitou para saber um pouco mais sobre o homem detentor das impressões digitais mais antigas já coletadas pelo IIPR.
Infelizmente depois do AVC ele tem muita dificuldade para falar, mas a papiloscopista perguntou a ele como estava se sentindo com a nossa visita, ele abriu um grande sorriso e disse que estava muito alegre e agradecido, ela pediu para ele passar uma mensagem para as pessoas que iriam ver essa notícia no site do IIPR e qual era o segredo para viver por tanto tempo, ele disse: “graças a Deus tenho uma vida feliz, ele é nosso pai verdadeiro.” Ela perguntou se ele sabia sobre o Guinness Book, e o que ele achava de entrar para o livro de recordes como o “Homem mais velho do mundo”, ele novamente abriu um grande sorriso e disse: “isso é uma verdade”, todos riram com a alegria contagiante dele e a papiloscopista empolgada com a história se prontificou a ser voluntária para auxiliar seu Sebastião a entrar pro livro dos recordes, e com um forte aperto de mão, perguntou a ele se ficaria ali esperando a resposta do Guinness Book, ele também bem empolgado disse que sim, então combinaram com muito otimismo esperar pela resposta do Guinness Book!
No caso do IIPR, o Instituto também pode pleitear o recorde de ter em seu banco de dados as impressões digitais do homem vivo mais velho do mundo. A papiloscopista Elisa pesquisou no site do Guinness Book e viu que a “vaga” do homem mais velho do mundo está aberta, pois o homem mais velho que estava no Guinness tinha 113 anos e já faleceu. O cadastro do seu Sebastião e o do IIPR no site do Guinness Book já foram feitos na quinta-feira, agora é aguardar até 12 semanas para ser analisado e eles responderem solicitando as comprovações necessárias, das quais já temos todos os registros. |
O final da visita terminou em festa, seu Sebastião nos prestigiou com um show de Gaita Acordeon, que ele ganhou no aniversário de 105 anos.
Fonte - IIPR / Rádio Voz e Rádio Vicente Pallotti