Na noite desta terça-feira (08), o Sebrae/PR e a Fecomércio PR realizaram a solenidade de conclusão do Programa Varejo Mais em Ação, em Mangueirinha, sudoeste do Estado. A solenidade aconteceu no restaurante Bertoldo e contou com representantes das 19 empresas que participaram da capacitação. O Programa conta com a parceria do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), da Associação Comercial e Empresarial de Mangueirinha (Aciman) e Prefeitura de Mangueirinha.
Foram aproximadamente quatro meses de duração, 32 horas divididas em módulos sobre Experiência do Cliente, Atendimento e Vendas, Finanças e o inédito conteúdo de Marketing Digital.
“O programa levou aos participantes uma nova forma de olhar as vendas pela internet, mostrando que as empresas precisam ter estratégias diferentes para competir no mercado atual. O foco deve estar em ‘encantar o cliente’ e planejar é muito importante”, ensina Ivonei Loregian, consultor do Sebrae/PR.
O presidente do Sindicomércio, Ulisses Piva, ressalta que poucos municípios do Estado receberam o Varejo Mais em Ação neste ano e que a meta é fortalecer os pequenos negócios do comércio.
“Conhecimentos oferecidos aos comerciantes para que possam tornar-se mais competitivos, ser mais eficientes e vender mais. É o intuito do programa de fortalecimento empresarial da Fecomércio PR e Sebrae”, comenta Ulisses.
Larissa Schadeck Bocalon, proprietária de uma loja de confecções e calçados em Mangueirinha, foi uma das integrantes da turma que concluiu o Varejo Mais em Ação.
“Foi muito boa a participação. Especialmente os conteúdos relacionados a vendas pela internet e o marketing digital. Já tiramos várias ideias e começamos a aplicar”, diz.
Larissa, que com a irmã e sócia Bruna Schadeck Bocalon, toca o negócio há um ano e dez meses, acrescenta que “já foi possível observar que as estratégias digitais deram mais visibilidade ao negócio.”
Cássia Pereira, sócia de uma loja de móveis no município, também fez parte da capacitação e elogiou a gama de temas abordados nos módulos.
“Foi bem proveitoso e direcionado para os empresários. Entre os conteúdos, destaco o módulo sobre fluxo de caixa. Temos uma boa estrutura na empresa, mas sempre estamos aprendendo algo novo”, relata Cássia.
A empresária também cita o marketing digital, tema de outro módulo. “Já temos presença nas redes sociais e atuação no marketing. Mas, recebemos ideias interessantes de como de como utilizar melhor o Whatsapp de forma empresarial e também no visual de loja”, acrescenta Cássia Pereira.
Fonte: Assessoria