GERAL
Projeto da PCH Vista Alegre será discutido em reunião pública em Cel. Domingos Soares
20 de abril de 2017
No próximo dia 23 de maio, às 13h00, será realizada na Câmara de Vereadores de Coronel Domingos Soares, Centro Sul do Paraná, uma reunião pública que tratará da instalação da Pequena Central Hidrelétrica(PCH) Vista Alegre. O objetivo é coletar informações e subsidiar a atuação do Ministério Público da Comarca. Conforme a 2ª Promotoria de Justiça, toda a população poderá participar da reunião e fazer uso da palavra, conforme lista de inscrição.
O projeto energético no Rio Iratim, entre os municípios de Coronel Domingos Soares e Bituruna, tramita na Agência Nacional de Energia Elétrica(ANEEL) desde 2009. A unidade, com capacidade para 12,7 Megawatts foi apresentado e desenvolvido pela EPP Empresa Paranaense de Participações S.A.
Conforme o EIA/RIMA(Estudo e Relatório de Impacto Ambietal) apresentado ao IAP Instituto Ambiental do Paraná, a Vista Alegre aproveitará uma queda natural de 27 metros existente num trecho do rio Iratim, há 27 quilômetros de Bituruna, onde será erguida uma barragem de concreto e formado um reservatório de aproximadamente 1,5 quilômetro quadrado.
A energia produzida estará interligada à subestação de Palmas, distante aproximadamente 47 quilômetros. O plano de implantação prevê a construção da central em 22 meses, com início de operação da primeira unidade geradora no 20° mês. O custo total está orçado em R$ 60 milhões.
RIO IRATIM
O Rio Iratim nasce em General Carneiro e banha ainda os municípios de Bituruna, Palmas e Coronel Domingos Soares, até desembocar no Iguaçu, numa extensão de 173 quilômetros. Levantamentos apontam para um potencial de aproveitamento energético de aproximadamente e 96,3 megawatts (MW) que poderiam ser explorados através de seis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), incluindo a Vista Alegre.
Em 2013, o Ministério Público da Comarca propôs o tombamento do Rio Iratim em Palmas e Coronel Domingos Soares. A proposta foi reprovada pelos municípios, através dos respectivos Poderes Legislativo e Executivo.