GERAL

A partir de recomendação administrativa, Promotoria de Justiça de Chopinzinho consegue registro de nascimento tardio de mulher de 36 anos

03 de dezembro de 2019

Uma mulher de 36 anos, depois de três tentativas frustradas na Justiça, obteve o registro de nascimento tardio, graças à intervenção do Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Chopinzinho, no Sudoeste do estado. O registro foi emitido após a expedição de uma recomendação administrativa, pela Promotoria de Justiça, dirigida ao Cartório de Registro Civil da Comarca.

A mulher já havia tentado obter o registro de nascimento via judicial, tanto na Justiça Estadual quanto na Federal, sem êxito, por conta de um erro de informação sobre sua nacionalidade. Ela acreditava ser paraguaia, quando, na verdade, nasceu no Brasil. Todos os seus irmãos já haviam conseguido o registro de nascimento como brasileiros, o que ela demorou 36 anos para conseguir, enfrentando dificuldades para o exercício de seus direitos básicos. Além de, finalmente, poder contar com uma certidão de nascimento, seus quatro filhos também tiveram os registros retificados, para que neles conste a nacionalidade brasileira da mãe.

Na atuação que resultou na emissão da recomendação administrativa, cumprida pelo Cartório, a Promotoria de Justiça contou com a ajuda do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, unidade do MPPR na capital.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4249

PB Agência Web