RESERVA DO IGUAÇU

Paciente agradece a Secretaria de Saúde de Reserva do Iguaçu pela agilidade no serviço prestado na última semana

15 de janeiro de 2020

Uma vida salva sem medir esforços

Um post da filha de uma usuária do Centro Municipal de Saúde de Reserva do Iguaçu, em agradecimento ao atendimento começou a circular nas redes sociais. O motivo é simples, a paciente estava internada no Hospital de Laranjeiras do Sul, em estado gravíssimo, e precisava ser transferida para uma UTI em Guarapuava, a mesma havia feito uma cirurgia onde retirou parte do intestino, em razão do diagnóstico de trombose intestinal.

Segundo apuramos, a vaga na UTI estava garantida em Guarapuava, porém, mas a equipe do Hospital não poderia transferir a mesma, pois a paciente era de outro município, Reserva do Iguaçu, mesmo a paciente tendo realizado a cirurgia lá. Neste momento, relatando a gravidade do caso e que a morosidade no encaminhamento poderia acarretar uma fatalidade, a família desesperada entrou em contato com o Secretário de Saúde, Alessandro Machado, que sem pensar duas vezes se dirigiu até Laranjeiras do Sul, com seu próprio veículo, acompanhado do Enfermeiro Alisson Almeida, por volta das 03h00min da madrugada, em meio a uma tempestade, para providenciar o atendimento. Segundo a família já havia tentado de todas as formas que a paciente fosse encaminhada à Guarapuava, pois o estado era de alto risco e a paciente poderia vir a óbito a qualquer momento se não fosse para UTI. Diante do caso, Secretário e Enfermeiro fizeram tudo que estava ao alcance para realizar o transporte e salvar a vida da reservense Tereza Ruth Carneiro, moradora da comunidade São José. Ao longo da madrugada, depois de muita conversação e uma série de tratativas, a paciente foi transferida para Guarapuava com a ambulância de Laranjeiras do Sul.

Na mensagem de agradecimento publicada no facebook, Sidimara Ruthes destaca o empenho, dedicação e respeito pela sua mãe: “Agradeço ao Prefeito Sebastião Campos, Secretário de Saúde Alessandro Machado e Enfermeiro Alisson pela dedicação e agilidade com que nos atenderam nessa situação, neste momento nossa mãe está na UTI em Guarapuava e aos poucos está se recuperando.” Sidimara destacou que mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Saúde, esses se desdobram para garantir um bom atendimento a pacientes.

Reconhecimento

O Portal Diário Reservense conversou com o Secretário de Saúde Carlos Alessandro Machado, que feliz e surpreso pelo reconhecimento, afirma ter se emocionado muito com esse momento: “Estou muito feliz em poder colaborar com a Saúde de Reserva do Iguaçu. Como estou na posição de Secretário, mesmo a apenas 30 dias no cargo, faço o máximo para que o melhor aconteça em relação aos nossos pacientes, ainda mais em se tratando de salvar uma vida, foi essa a missão que o Prefeito Sebastião Campos me deu – atender bem a nossa população. Mas, os méritos são para toda a equipe de Saúde de Reserva do Iguaçu, são eles os responsáveis pelo bom atendimento de cada usuário, eu costumo dizer que não sou chefe, sou mero coordenador da Secretaria, e nessa missão de prestar saúde a nossa população, os nossos profissionais é que são verdadeiros guerreiros”, afirmou Alessandro Machado.

Carlos Alessandro Machado é advogado e ocupou a Secretaria de Administração e Finanças por quase 3 anos, na atual gestão do Prefeito Sebastião Campos. Desde o início de dezembro o mesmo assumiu a Secretaria de Saúde do Município.

Informações - Lorival Lima/Diário Reservense

PB Agência Web