Um homem de 42 anos foi picado por um escorpião no interior do município de Reserva do Iguaçu. A vitima foi picada na perna quando foi se deitar em sua cama. O mesmo foi encaminhado até o Centro Municipal de Saúde. O homem recebeu todos os procedimentos necessários e foi liberado, o escorpião foi encaminhado para a 5ª Regional de Saúde.
O munícipe foi picado por um escorpião marrom que não é tão agressivo se comparado a outras espécies. De início o animal foge, porém se o incômodo de um humano persistir pode picar. Seu veneno é menos perigoso do que o do escorpião amarelo.
A coordenadora da Vigilância, Keity Fortes, esclarece que para evitar que escorpiões procurem abrigo dentro das casas é fundamental manter os quintais e jardins limpos, não acumular folhas secas e entulhos e buscar não acumular lixo para evitar também outros insetos como a barata. “Escorpiões e aranhas são predadores naturais das baratas e onde houver muitas baratas acaba atraindo animais peçonhentos que buscam por comida e abrigo”, explicou.
Mesmo com o quintal limpo, aconselham-se vedar frestas, vãos, buracos, colocar soleira nas portas, trocar ralos do banheiro por um que abre e fecha ou colocar tapete de borracha sobre o ralo para que eles não subam da fossa atrás de pequenos insetos. “Os escorpiões têm hábitos noturnos e, durante o dia, escondem sob cascas de árvores, pedras e dentro de domicílios, principalmente em sapatos. Podem sobreviver vários meses sem alimento e mesmo sem água, o que torna seu combate muito difícil”, completou o especialista.
A pessoa deve ser levada imediatamente até um Pronto Atendimento de Urgência e Emergência ou hospital para conter o veneno e iniciar o tratamento. O ideal é fazer uma compressa de gelo que ameniza a ação do veneno e, se possível, levar o escorpião morto ou vivo para que seja feito o tratamento adequado e identificado pela Unidade de Vigilância.
Infomações - Lorival Lima/Diário Reservense