RESERVA DO IGUAÇU

Sanepar realizou reunião com famílias que serão atendidas pelo Programa Caixa d'Água Boa

27 de janeiro de 2020

O prefeito Sebastião Campos, realizou na tarde desta sexta-feira, 24, a primeira reunião com as 30 famílias que serão beneficiadas com o Programa Caixa d’Água Boa. Esse é um programa do Governo do Estado, em parceria com o município e Sanepar e que através do CRAS, visa a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.

 Os recursos são oriundos de um contrato do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que atenderá as 30 famílias com investimento de R$30 mil, onde serão entregues as caixas d’água juntamente com todo o encanamento e suporte necessário para instalação.

Um desses lares é o da dona de casa Liberaci do Belém Ochiovi. Moradora da cidade há mais de 20 anos, nunca conseguiu comprar uma caixa-d'água para o imóvel. “É tanto que eu preciso, porque a gente não tem como comprar a caixa. Nas vezes em que falta água na rede, a gente fica sem. A caixa ajuda muito, e a gente tem muito a agradecer por isso”, diz.
 
Liberaci conta que ela e o ex-marido trabalharam por algum tempo em fazendas da região e, nesses lugares, a limpeza de caixa-d'água era uma de suas funções. “Pelo menos uma vez por mês eu fazia a limpeza, era eu que lavava as caixas-d'água dos patrões. Tem que ter a limpeza, pra você ter uma água saudável. Isso é muito importante, é o mínimo que a gente tem que fazer. A água chega limpa pra nós, a gente tem que garantir que continue assim”, destaca.
 
A dona de casa Doralice Furquin da Rocha também receberá o reservatório. Ela e os seis filhos moram juntos. “Eu vivo de carpir lote e nunca tive caixa-d'água. De oito anos pra cá a gente mora numa casa que tem água encanada. No lugar onde eu morava antes, nem água tratada tinha. Tomava água que vinha do mato, água suja. Era as crianças direto no posto, sempre doentes”, recorda. “Com a caixa-d'água é diferente, porque aí a gente conserva a água limpa. Ter água tratada é tudo pra nós.”

     O prefeito Sebastião destacou que a iniciativa gera dignidade para as famílias mais carentes do município. “Esse programa se encaixa dentro um tripé de gestão composto por eficiência na máquina pública, investimentos em infraestrutura e visão social”, afirmou.

“O programa dá mais qualidade de vida para essas famílias. Ele garante o acesso à água tratada e uma reserva em caso de manutenção na rede. É um projeto social maravilhoso. A existência de uma caixa d’água pode passar despercebida, mas para as pessoas mais humildes faz toda a diferença”, completou Sebastião. “Também é um programa preventivo. Ter água tratada disponível em casa evita uma série de doenças”. Disse Naor Lima, Técnico Ambiental da Sanepar em nota ao Diário Reservense.

     A reunião contou com a presença de representantes da Sanepar, e contou com a presença também da secretária de Assistência Social Mônica Nunes, vereadores e equipe do CRAS.

Informações - Lorival Lima/Diário Reservense

PB Agência Web