RESERVA DO IGUAÇU

Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Reserva do Iguaçu, será incluído no roteiro religioso oficial do Estado

23 de abril de 2020

Para homenagear a população de Reserva do Iguaçu e todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida, na sessão plenária desta quarta-feira (22/04) o Deputado Rodrigo Estacho protocolou projeto de lei para incluir o Santuário de Nossa Senhora, situado na localidade de Passo da Reserva, no roteiro turístico religioso oficial do Estado. Além disso, também foi pedido o reconhecimento da festa oficial da Padroeira, que acontece anualmente no dia 08 de dezembro.

A história do local onde está situado o Santuário é repleta de mística. Reza a lenda que um tropeiro resolveu atravessar o Rio Reserva em um vau aberto conhecido com Passo da Reserva. Na travessia, o tropeiro e seu cavalo acabaram sendo levados rio abaixo pela correnteza traiçoeira em direção a uma enorme cachoeira. Ciente do perigo iminente e com medo, o tropeiro, que era devoto fervoroso de Nossa Senhora Aparecida, pediu ajuda à Virgem em um grito para que ela salvasse sua vida.

Segundo a história, houve um momento de transe e, milagrosamente, o cavaleiro se desvencilhou dos estribos que o prendiam ao cavalo e foi arremessado para a margem, salvando-se. Comovido e agradecido pela vida, o tropeiro se comprometeu a erguer ali uma igreja em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Tempos depois, ele retornou com uma imagem da Virgem e ainda fez doações em dinheiro para que ali, no Passo da Reserva, fosse fundado um Santuário. Em 1882, foi erguida, então, a primeira Capela em honra a Nossa Senhora Aparecida. Desde então o local é muito visitado por devotos da Viagem.

Além da questão religiosa, o local é rico em águas cristalinas e conta com uma paisagem espetacular. O Passo da Reserva é considerado um dos mais belos pontos turísticos do Sul do Brasil, especialmente por conta da vegetação nativa, trilhas, cursos d’água e cachoeiras. Segundo visitantes, no local impera uma sensação de paz e tranquilidade que instiga a todos a voltar sempre e agradecer por um ano de vitórias e bênçãos.

Com o projeto já protocolado, agora deverá passar pelas comissões temáticas da Assembleia Legislativa para, então, ser votado pelo plenário da Casa e, caso aprovado, se transformar efetivamente em Lei.

Informações - Assessoria Deputado Rodrigo Estacho

PB Agência Web