ESPORTES

Equipe do Departamento de Esportes de Reserva do Iguaçu inova e torna-se inspiração para outras cidades

09 de julho de 2020

A equipe do Portal Diário Reservense esteve esta semana no Centro Esportivo Municipal João Luís Nunes Félix e na ocasião conversou com o Diretor de Departamento de Esportes do município de Reserva do Iguaçu, Bruno Rodrigo, o mesmo fez um balanço dos trabalhos realizados durante este período que esta a frente do departamento.

Eventos realizados

Bruninho assumiu o Departamento de Esportes oficialmente no inicio de 2019, mas no inicio de dezembro de 2018 juntamente com o apoio de todos os seus amigos colaboradores realizou o 1º Desafio entre as Seleções de Futsal, o evento reuniu atletas de diversas cidades do centro-sul e sudoeste do estado do Paraná.

No mês de março a equipe realizou Campeonato Municipal de Futsal Edson Damásio/Força Livre série ouro e prata onde reuniu dezesseis equipes. No mês de abril foi realizado o Torneio de Futsal Feminino Beneficente em prol do CMEI Criança Feliz e o Campeonato Regional Copa Central Auto Peças de Futsal Feminino. No mês de maio aconteceu a Fase Municipal dos Jogos Escolares do Paraná onde participaram os atletas dos Colégios Professora Izabel Fonseca Siqueira, Antônia Ayres e Engenheiro Michel G.P. A Reydams. O Dia do Desafio e a participação na Copa Cantu de Jiu-Jitsu findaram as atividades no mês dedicado as mamães.

No mês de junho de 2019 o município de Reserva do Iguaçu sagrou-se campeão no futebol de campo durante a fase regional dos Jogos Abertos do Paraná realizado em Bituruna. Durante a fase final em Ivaiporã a equipe reservense ficou com a quinta colocação. Ainda no mês de São João os atletas Matheus Neto, Joaquim Lustosa e Beto Varela do Jiu-Jitsu de Reserva do Iguaçu participaram da Etapa Paranaense e conseguiram medalhas em suas respectivas categorias. Valem destacar também os amistosos realizados pela escolinha furacão, os integrantes reservenses enfrentaram os atletas dos municípios de Mangueirinha, Bom Sucesso do Sul, Coronel Vivida e Foz do Jordão.

Em julho aconteceu o Campeonato de Futsal entre as Secretarias Municipais e a participação nos Jogos da Juventude em São Mateus do Sul. No mês de agosto foi a vez do voleibol ser o centro das atenções, o campeonato reuniu dez equipes. Em meados deste mês foi realizada a final da Copa Auto Posto Reserva do Iguaçu de futebol suíço regional e Fase Municipal do Campeonato de Futebol Bom de Bola. Na primeira semana de setembro as categorias de base sub 09, 11, 13, 15,17 participaram da Copa Candói de Futsal, no final do mês os atletas reservenses participaram da prova campeira durante a realização do Jarcans em Quedas do Iguaçu. Em outubro o município recebeu atletas de várias cidades da região, neste mês aconteceu a Fase Regional do Bom de Bola no Campo da Vila Vopel.

No mês de novembro tiveram inicio as seguintes competições: 1ª Copa Inter-Municipal M.M Centro Automotivo, 2ª Copa Auto Posto Reserva de Futebol Suíço, Copa Regional de Futebol Suíço Veterano e participação na ultima etapa do paranaense de Jiu-Jitsu em Curitiba, Copa Basquete Trio em Laranjeiras do Sul e Circuito Sesc de Xadrez em União da Vitória. O 2 º Desafio das Seleções de Futsal Camisa 23 realizado durante os dias 19, 20 e 21 de dezembro e reuniu oito seleções, o valor arrecadado com as inscrições do desafio de futsal foi investido na compra de 382 cestinhas de natal para as crianças e 26 cestas básicas para as famílias carentes do município.  Com esse evento o Departamento de Esportes finalizou as atividades esportivas do ano de 2019 com chave de ouro.

Reformas

Bruno destaca o trabalho de reforma que vem sendo realizado durante esse período de Pandemia. Os recursos para a reforma e pintura das arquibancadas, troca de vidros das janelas dos banheiros, instalação de novas caixas d’água e reforma da cozinha e lavanderia foram disponibilizados pela Secretaria de Educação. Vale ressaltar que as pinturas na parte do oval ao redor da quadra com a logo de identificação das empresas apoiadoras do esporte reservense deram uma nova cara para o centro esportivo. Com o dinheiro da cantina foi adquirido à cabine de transmissão dos campeonatos e demais eventos.

Ano de 2020

O ano de 2020 começou com a realização do projeto verão “Vem Dançar Com a Gente” comandado pela professora Tamila Siqueira e vinha sendo realizado todas as sextas-feiras. Ainda em janeiro foi realizado alguns amistosos de futsal Masculino/Feminino e também o Campeonato Municipal de Truco Central Auto Peças. A partir do mês de fevereiro foram feitos os lançamentos de muitas atividades que seriam realizadas no decorrer do primeiro semestre, mas que devido à pandemia por causa da Covid-19 tiveram que ser adiadas sem data definida ainda para serem realizadas. Em 01 de março de 2020 encerramos a final da Copa Auto Posto Reserva do Iguaçu Veterano Regional e a 2ª Copa Auto Posto Reserva do Iguaçu de Futebol Suíço Municipal Força Livre.

 Segue as atividades que estavam programadas para este ano de 2020.

Programação:

  • Festival Municipal de Vôlei 4x4 Misto Pitty Sports
  • 1ª Copa CCS Regional de Voleibol Misto
  • 1ª Copa Cresol Municipal de Futsal Masculino Série Ouro e Prata
  • 2ª Copa Regional de Futebol Suíço Auto Posto Reserva (em andamento)
  • 2ª Copa CCS de Futebol Suíço Veterano Regional
  • Inicio das Escolinhas de Futsal e abertura das inscrições para a Escolinha Furacão de Futebol de Campo
  • Desafio entre as Comunidades

Programação Pós-Pandemia

No momento fica difícil falar sobre uma data para um possível retorno após esse período de Pandemia. A secretaria de Educação, Departamento de Esporte juntamente com a Administração Municipal vão traçar novas ideias para melhor atender e recepcionar os atletas e torcedores após esse período de pandemia.

Agradecimento

Bruno Rodrigo finalizou agradecendo a sua família, esposa e filhos por sempre o apoiarem e motivarem a seguir em frente. O mesmo enaltece e agradece imensamente a parceria dos integrantes da sua equipe que vestem a camisa e todo dia fazem um excelente trabalho com muito amor e dedicação.

Não podendo deixar de agradecer imensamente as 21 empresas que tem o espaço com seus logos no Centro Esportivo, uma parceria de sucesso que a cada dia rende frutos e mais frutos para o esporte de Reserva do Iguaçu.Parabenizamos também todos os colaboradores que de alguma maneira sempre estão ajudando o Departamento de Esporte.

Informações : Repórter Lorival Lima - Diário Reservense
PB Agência Web