REGIÃO

PCH Bela Vista inicia montagem de unidades geradoras de energia

18 de setembro de 2020

Na última semana, três marcos importantes foram cumpridos na construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bela Vista, empreendida pela Copel em Verê e São João, no Sudoeste do Paraná. A ponte rolante, equipamento que permite o içamento e movimentação de grandes cargas dentro da casa de força foi instalada. Com ela funcionando, foi possível realizar a descida do primeiro pré-distribuidor, equipamento que vai permitir o direcionamento do fluxo de água dentro da unidade geradora de energia.

Além disso, foi finalizado o processo de desapropriações das áreas que serão destinadas à formação do reservatório da hidrelétrica. O enchimento está previsto para janeiro de 2021, logo após a finalização da barragem, e o início da geração de energia para fevereiro do próximo ano.

Bela Vista terá quatro unidades geradoras, as três maiores serão montadas na casa de força principal que fica a uma distância de 150 metros da barragem. E uma unidade geradora menor será instalada na casa de força complementar, junto à barragem, e vai gerar energia usando a vazão mínima de água que deverá ser mantida rio abaixo de forma permanente. No total, a PCH terá 29,81 megawatts de potência instalada.

As atividades de montagem dos equipamentos eletromecânicos da PCH serão intensificadas a partir de agora, já que a parte de construção civil da hidrelétrica está bastante avançada. O primeiro estágio de concretagem da casa de força está em 99% e a edificação já está recebendo a cobertura. Para uma segunda etapa, restará somente os acabamentos a serem realizados após a instalação completa das unidades geradoras.

No segundo trecho da barragem, iniciado após o desvio do Rio Chopim em junho deste ano, 70% do volume total de concreto compactado com rolo previsto em projeto já foi aplicado. A construção da tomada de água, ponto de captação do reservatório para os condutos que levarão até as turbinas, já atingiu 72%. (Fonte: AEN)

PB Agência Web