GERAL

Em um processo de mudanças, bispo de Guarapuava promove transferências de padres e diáconos

30 de setembro de 2020

Ser missionária faz parte da essência da Igreja. Ir ao encontro das necessidades das pessoas, está no DNA de todo cristão. Por isso, mudar se faz necessário para que a Obra de Deus seja levada adiante e para que haja espaço aos diferentes estilos de trabalho e evangelização, sempre com o propósito de elevar o nome de Deus.

Desde que assumiu suas funções como bispo da diocese de Guarapuava, no dia 18 de julho de 2020, depois de ter sido nomeado para a função em 6 de maio do mesmo ano, Dom Amilton Manoel da Silva passou a conhecer a realidade da diocese e entender a urgência de cada uma dessas comunidades.

No dia 4 de agosto último, o quinto bispo diocesano deu início às visitas pastorais, tendo passado pelas 47 paróquias que compõem a diocese, espalhadas por 31 municípios do Paraná.

Segundo Dom Amilton, depois de conhecer um pouco mais sobre a realidade de cada comunidade, notou um grande dinamismo evangelizador nas pessoas, mas, ao mesmo tempo, percebeu necessidades que deveriam ser supridas com certa urgência, para que os trabalhos da Igreja não fossem prejudicados. “Iniciando o pastoreio na diocese de Guarapuava, e visitando todas as paróquias, percebi um grande dinamismo evangelizador. Rendo graças a Deus por isso. No entanto, algumas necessidades pastorais têm surgido. Por isso, com o Colégio de Consultores, e em clima de oração e diálogo com os padres indicados, decidimos realizar algumas nomeações e transferências”, disse Dom Amilton por meio de uma nota.

Com as mudanças, o bispo acredita que haverá uma verdadeira injeção de ânimo, tanto nos padres e diáconos, quanto nos fiéis que, em nome de Deus, estão sempre em busca do melhor para as comunidades de fé.

Confira abaixo as nomeações ocorridas ou que serão realizadas em breve nas paróquias, comunidades e institutos da diocese:

Padre Leandro Pereira Domingues, nomeado administrador paroquial da paróquia Santo Antônio, em Mato Rico. Posse no dia 13/09, às 9h.

- Padre José Manoel Timóteo, nomeado vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Guarapuava.

- Padre José dos Santos Rodrigues, nomeado pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Inácio Martins. Posse no dia 02/10, às 19h30.

- Padre Cícero Pereira de Sousa, nomeado administrador paroquial da paróquia São Pedro Apóstolo, em Foz do Jordão. Posse no dia 06/10, às 19h30.

- Padre Valdir Sloboda, nomeado pároco da paróquia São Sebastião, em Goioxim. Posse no dia 13/10, às l 9h30.

- Padre Sebastião Guina, nomeado vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Pitanga.

- Padre Jair Furman, nomeado vigário paroquial da paróquia Imaculada Conceição, em

Cantagalo (Ad experimentum por três anos).

 - Padre Felipe Geraldo Madureira, nomeado pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Nova Tebas. Posse no dia 20/10, às 19h30.

- Padre Joaquim Bernardo da Rocha, nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Altamira. Posse no dia 18/10, às 19h30.

- Padre Paulo Fernando Francini, nomeado pároco da paróquia Santa Clara, em Candói. Posse no dia 22/10, às 19h30.

- Padre Vilson Monteiro, nomeado vigário paroquial da paróquia Santa Clara, em Candói.

- Diácono Everton Pavilaqui (depois da ordenação sacerdotal, em 31 de outubro), nomeado formador dos filósofos (discipulado) e vigário paroquial da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava.

- Diácono Herick Rogger Pinchesk Vitchemechen (depois da ordenação sacerdotal, em 31 de outubro), nomeado vigário paroquial da paróquia Santo Antônio, em Rio Bonito do Iguaçu.

- Diácono Marinaldo Cheliga (depois da ordenação sacerdotal, em 31 de outubro), nomeado vigário paroquial da Paróquia Sant'Ana, em Pitanga.

De acordo com a nota expedida por Dom Amilton, as posses serão precedidas de um encontro de prestação de contas, entre o pároco que deixa o cargo e o novo pároco que assume a comunidade, juntamente com o vigário-geral, o ecônomo diocesano e o Coordenador da Ação Evangelizadora da diocese. O bispo de Guarapuava também presidirá todas celebrações de posse dos padres.

“Aproveito esta oportunidade, para convidar a todos para as ordenações sacerdotais dos diáconos: Hérick, Everton e Marinaldo, na paróquia Sant'Ana, em Pitanga, no dia 31 de outubro, às 9h30”, sublinhou Dom Amilton.

PB Agência Web