RESERVA DO IGUAÇU

Em meio à dor, família de Silvana autorizou doação de múltiplos órgãos e pode mudar as vidas de até sete pessoas

12 de dezembro de 2020

No último domingo os munícipes de Reserva do Iguaçu foram pegos de surpresa com a noticia do falecimento da saudosa Maria Silvana Moreira. A mesma foi vitima de um acidente no dia 29 de novembro na PR-662 entre Reserva do Iguaçu e Foz do Jordão, a equipe médica a encaminhou até o Hospital Santa Clara de Candói e posteriormente foi transferida para o Hospital São Vicente de Guarapuava tendo morte cerebral confirmada no inicio da tarde de domingo.

Roberto Wurzius, esposo de Silvana em nota ao Diário Reservense disse que não tem dúvidas o quanto ela está feliz por este ato de amor ao próximo.

Ao todo sete pessoas vão ser beneficiadas, foram captadas as córneas, baço, rins, fígado, válvula cardíaca, pulmões e pâncreas. Os pacientes que vão receber os órgãos não tem o nome divulgado pela equipe médica.

Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade, que salva vidas!

O Brasil possui a maior política pública do mundo nessa área, pois cerca de 95% dos transplantes são realizados por meio do SUS – Sistema Único de Saúde.

Milhares de pessoas aguardam, na fila de espera, todos os anos. A maior fila é por transplante renal, seguida por córneas, fígado, pâncreas/rim (duplo), coração, pulmão, pâncreas, multivisceral e intestino. (veja a fila de espera do Brasil atual aqui) . Veja o número de sua cidade aqui.

O transplante é considerado um tratamento e não a cura de muitas doenças crônicas, mas sem dúvida, é a garantia de continuidade da vida daqueles que passam por esse procedimento.

Para a doação se efetivar, é necessária a autorização da família, conforme prevê a lei nº 9.434. Também é necessária a comprovação da morte cerebral do doador para retirada de órgãos sólidos como coração, fígado, rins e outros.

Tecidos como córneas, pele, ossos, entre outros, também são bastante necessários, porém, no Brasil, ainda não há a cultura de doação desses tecidos, mesmo que nesses casos a retirada possa ocorrer após a parada cardiorrespiratória do doador, o que torna a doação muito mais fácil.

O Brasil está em 25º lugar num ranking de 50 países pesquisados para número de doadores por milhão de população – pmp (dados RBT da ABTO). A Espanha ocupa o primeiro lugar, com 43,4 doadores pmp (por milhão de população) enquanto o Brasil registrou no mesmo período 17 doadores pmp.

SE VOCÊ QUER SE TORNAR UM DOADOR DE ÓRGÃOS, AVISE SUA FAMÍLIA!

Com Informações: Repórter Lorival Lima - Diário Reservense

PB Agência Web