RESERVA DO IGUAÇU

Daniele e Edicleia, Professoras e Primeira e vice Dama do município de Reserva do Iguaçu

23 de dezembro de 2020

Nossa equipe conversou com as professoras Daniele Caldas e Edicleia Mendes, a partir do dia 1° de janeiro de 2021 elas vão representar o município de Reserva do Iguaçu como Primeira e vice Dama. Na matéria a seguir vamos contar um pouquinho da trajetória das duas e de como será a atuação delas na gestão 2021/2024. É noticia, é destaque, é Diário Reservense.

Daniele Caldas: Primeira Dama

“Nasceu em 03 de março de 1978 na cidade de Guarapuava, tem um irmão mais novo, morou e cresceu em Pinhão. Entre os anos de 1993 e 1995 vivenciou uma experiência o qual se orgulha muito, durante estes dois anos estudou em um convento em Minas Gerais. Formou-se no magistério e fez faculdade no curso de pedagogia. Foi professora do CND em Pinhão, (Magistério a Distância), em 2002 prestou o concurso aqui em Reserva do Iguaçu o qual foi aprovada e convidada para atuar na área de supervisão. Desde o inicio trabalhou na Escola Municipal Pedro Siqueira e foi nesse período que conheceu o seu esposo Vitório que na época trabalhava na Coamig, namorou por cinco meses e no período de um ano estavam morando junto. Após dois anos de casados no civil nasceu a primeira filha chamada Vitória, em 2010 nasceu a segunda filha  chamada Valentina.”

Daniele destaca que no inicio foi contra a ideia do marido fazer parte da vida politica, porém via nele o desejo de fazer diferente e buscar o melhor para a população. Ela destaca ainda que o mesmo sempre lhe deu ouvido, aceitando indicações e conselhos.

“Um grande defeito das nossas administrações é não dar ouvidos aos pedidos dos vereadores, eles que estão mais próximos da população, quando eles fazem as indicações é porque realmente os munícipes estão precisando. Nos dias atuaisainda  tem essa visão distorcida, seja um vereador de oposição ou situação o que se nota é que ambos querem se sobressair ao executivo e acaba que as solicitações feitas não são atendidas.”

               Eleições Municipais 2020     

O preconceito em relação à participação do Vitório nas Eleições de 2020 começou dentro de casa.

“Como que você quer ser prefeito se nem conseguiu se reeleger como vereador.” Dizia Daniele ao marido.

Vitório dizia que não era ele que estava se lançando como pré-candidato a prefeito, o pedido vinha da população que clamava por mudança.

“Colocamos nas mãos de Deus, para que fosse feita a vontade dele, com o passar dos meses percebi que a não reeleição do Vitório para o legislativo em 2016 era um sinal de que Deus estava preparando algo melhor, a prova disso é o resultado que ele obteve nas eleições deste ano, 2.270 votos. Outra coisa que destaco é que as pessoas perceberam que estando ou não na vida politica sempre tiveram acesso ao Vitório, sabiam onde encontrar ele, o povo percebeu que com ou sem cargo público o Vitório permaneceu sendo a mesma pessoa. Temos muita fé, somos católicos e temos imenso respeito por todas as religiões, tudo podemos naquele que nos fortalece, Deus se fez presente sempre em nossa família e com a benção e proteção dele vamos honrar a confiança que nos foi depositada.

Edicleia Mendes: Vice Dama

“Nasceu e cresceu no município de Pinhão, com formação em Pedagogia tem o nobre ofício de professora. "Conheci o Zé Maria quando ele estava prestes a concluir sua graduação em Engenharia Agronômica pela UEPG e desde então sempre estivemos juntos, vi no Zé, um homem de palavra, com posicionamento firme. Ele é mais gestor do que politico, mas sempre preocupado em ajudar todos sem distinção". A Edicleia logo aos 19 anos. passou no concurso público em Pinhão, atuando como professora de 1ª a 4 ª série. Após algum tempo casou com José Maria e mudou-se  para Reserva do Iguaçu, onde concursou no município e começou  atuar na parte pedagógica das escolas, também atuando na rede estadual como pedagoga. É mãe do Matheus e da Beatriz. É convicta que a  que a família é sua base mais sólida.

Edicleia destaca que gosta de pessoas firmes, para ela se não houver firmeza no que propõe, não ocorrem as mudanças que precisam acontecer. É preciso que as melhorias de vida alcancem a todos. " Normalmente as pessoas mais humildes, com dificuldades no aspecto socio- econômico, muitas vezes têm dificuldade de acesso aos serviços  mais básicos do poder público para  pedir ajuda, segundo ela essa é uma realidade em nosso município e essa nova gestão está disposta a mudar isso, juntamente com toda a equipe gestora, através de planejamento e canais abertos a população."

“Precisamos de união", e fortalecer a educação, única solução  para garantir o desenvolvimento dos povos , mas para isso, é preciso investir nessa importante área para que tenhamos um futuro melhor as futuras gerações.

                       Apoio à vida politica do marido       

Segundo Edicleia, o marido sempre trabalhou nos bastidores da politica em Reserva do Iguaçu, fez um bom trabalho nos anos que comandou algumas secretarias, porém fazia de forma discreta, longe dos holofotes. Há alguns anos Zé Maria sentiu que Reserva do Iguaçu precisava de mudança. Em 2020 colocou seu nome a disposição como pré-candidato e após um período de conversações, foi construída a aliança política como candidato a vice-prefeito  na chapa encabeçada por Vitório como candidato a prefeito, fato que se concretizou nas últimas eleições municipais.

Gestão 2021 a 2024

Daniele e Edicleia informaram que não vão assumir nenhuma secretaria durante a gestão. Nas gestões anteriores era costumeiro as esposas assumirem secretarias, a ideia é quebrar esse "costume" em Reserva do Iguaçu e fazer com que outras pessoas do nosso município possam ter  oportunidade de contribuir e desenvolver  seu potencial de trabalho voltado exclusivamente ao interesse público . As duas destacam que vão estar sempre ao lado de seus respectivos maridos para auxiliar no que for necessário e reforçam novamente que vão continuar desempenhando suas atividades nos cargos em que são concursadas.

Edicleia e Daniele desejam a todos os munícipes um Feliz Natal e Abençoado 2021

Com Informações: Repórter Lorival Lima - Diário Reservense

 

PB Agência Web