BRASIL

Eleições 2020: mesário tem até hoje para justificar ausência

07 de janeiro de 2021

Os mesários que foram convocados para as eleições municipais do ano passado, mas faltaram, têm até hoje (7) para justificar a ausência. Para isso, é necessário fazer um requerimento ao juiz da respectiva zona eleitoral.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que a solicitação pode ser feita pelo mesário através do Atendimento Virtual ao Eleitor, na página do Cartório Eleitoral Virtual disponível nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).


Caso a justificativa seja considerada insuficiente pelo juiz eleitoral, o mesário que faltou pode ser multado em valor que varia entre 50% a 100% do salário mínimo, a depender de sua renda.


O Código Eleitoral prevê ainda que, se o mesário faltoso for servidor público ou de autarquias, a pena pode ser de suspensão das funções por até 15 dias, frisa o TSE.


No caso de eleitores que não compareceram à votação, o prazo para justificar ausência no primeiro turno vai até 14 de janeiro.


A falta ao segundo turno pode ser justificada até 28 de janeiro. Para isso, o eleitor pode fazer um requerimento através do aplicativo e-Título, do Sistema Justifica, ou comparecendo ao cartório eleitoral.

Últimas notícias
POLICIAL
Polícia Civil investiga morte de jovem em Palmas
SAÚDE
Janeiro Branco destaca a importância da saúde mental para trazer bem estar na atual conjuntura de pandemia
ACIDENTE
Indígena de Mangueirinha é o primeiro no PR a presidir Conselho Tutelar
ACIDENTE
Motorista morre após se envolver em acidente da Serra do Leão na BR-153
ESPORTES
Flamengo perde para Athletico-PR; Internacional dispara na liderança
PB Agência Web