RESERVA DO IGUAÇU

Reunião entre os Conselhos de Segurança de Reserva do Iguaçu e Pinhão busca a transformação do 4º Pelotão em 2ª CIA

28 de janeiro de 2021

Aconteceu na noite desta quarta-feira no plenário da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu uma reunião entre os Conselhos de Segurança de Reserva do Iguaçu e Pinhão, autoridades locais e também representantes do 4º Pelotão de Policia Militar para que de forma coletiva forças fossem unidas para a transformação do 4º Pelotão de Pinhão em Companhia. O projeto para efetivação da CIA Independente de Laranjeiras do Sul já foi encaminhado e está em tramitação desde 2016. Com a efetivação de Laranjeiras do Sul, o Pelotão de Pinhão passaria a ser uma Companhia Independente do 16ºBPM.

Essa solicitação se justifica devido a grande extensão territorial que a 1ª Companhia de Guarapuava agrega, em torno de 20 municípios, sobrecarregando o 16º BPM em todas suas áreas de abrangência (Administrativa, Serviços Operacionais, Manutenção de Frota, Efetivos). 

O tema foi debatido em meados de 2016 e 2017 com a Secretaria de Segurança Pública, Comando Militar e Casa Civil que apresentou como justificativa para não acontecer à mudança naquele período a falta de efetivo para atuar nos municípios, já que na época não havia prazo para a abertura de Concurso Público da Policia Militar. Em 2020 o Governo Estadual anunciou que em março de 2021 seria realizado o Concurso da Policia Militar, dessa forma as autoridades locais, regionais e setores da sociedade passaram a analisar o projeto novamente para que o mesmo se torne realidade.

Com a transformação de Pinhão em 2ª Companhia os municípios de Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão e Candói contar com mais reforço policial, melhor estrutura e mais segurança a população. O prefeito de Reserva do Iguaçu, Vitório Antunes foi o escolhido para ser porta-voz desta pauta com os demais prefeitos dos municípios beneficiados.

Com Informações: Repórter Lorival Lima - Diário Reservense/Rádio Iguaçu FM

PB Agência Web