RESERVA DO IGUAÇU

Planejamento coleta do Lixo Orgânico e Reciclável em Reserva do Iguaçu

03 de março de 2021

A coleta seletiva é uma solução eficiente para reduzir o problema do lixo urbano. E é muito fácil praticá-la. A separação dos resíduos sólidos permite o reaproveitamento e reciclagem, a compostagem e a disposição final ambientalmente adequada.A coleta seletiva tem uma série de vantagens economiza recursos naturais, aumenta a vida útil do aterro sanitário, melhora o meio ambiente e a qualidade da vida em geral e promove a inclusão social gerando renda para muitas famílias.

No município de Reserva do Iguaçu temos uma associação de catadores, aonde a fonte de renda destas famílias vem através da separação de material reciclável. Portanto, quando a população deixa de fazer esse processo, não só o meio ambiente é prejudicado, mas também os catadores de material reciclável e a cooperativa, que perdem oportunidades de trabalho e renda. 

Saiba como separar os seus resíduos!

Recicláveis 
 
Papel: Revistas, jornais, folhas de rascunho, livros e cadernos, caixas de papelão, papeis de embrulho, embalagens tetra park (caixas de leite).
Metal: Latas de bebidas e alimentos em geral, arames, pregos, utensílios domésticos e objetos de alumínio, fios e objetos de cobre zinco e ferro.
Plástico: Garrafas pet, recipientes de produtos de higiene e limpeza, potes, tubos e canos, frascos, sacos plásticos, e brinquedos. 
Vidro: Garrafas, potes, jarras, vidros de conserva, frascos em geral, cacos de vidros (acondicionados em caixas e identificados).
 
Lixo Comum
 
Orgânicos: Cascas e bagaços de frutas, restos de legumes e demais alimentos.
Não recicláveis: Papel higiênico, lenços de papel, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, fotografias, louças, porcelanas, papel engordurado e pó de varrição.
 
Acondicionamento
 
Resíduos recicláveis: devem estar limpos e secos acondicionados nos sacos de ráfia deixados pelos coletores do caminhão de coleta do lixo reciclável.  
Resíduos orgânicos e rejeitos: devem ser acondicionados em sacos plásticos ou em sacolas de super mercados. 
 
 
PB Agência Web