RESERVA DO IGUAÇU

Ivonete Prado revela que o esporte lhe ajudou na luta contra a depressão

07 de abril de 2021

Ao ver uma atleta no pódio recebendo medalhas, troféus e com um belo sorriso no rosto, muitos devem pensar: “A vida dela é perfeita”. Mas não é bem assim, a depressão afeta uma em cada dez pessoas, segundo estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde). 

A matéria de hoje é com Ivonete Prado, mãe, confeiteira e jogadora de futsal, uma mulher que enfrenta preconceitos e que através da prática esportiva encontrou um caminho para superar a depressão. 

Ivonete Prado

“Bela” como é conhecida, nasceu na localidade de Urutu, interior de Saudade do Iguaçu em 22 de agosto de 1977. Ainda bebê foi morar no estado do Pará voltando de lá com oito anos; residiu em Dois Vizinhos e em seguida fixou residência em Foz do Jordão. Em meados de 1994, durante um evento, na comunidade de Butiá conhece Sidinei Lemos do Prado com o qual se casou em maio de 1995.  Na época, Ivonete, tinha um problema de saúde que a impedia de engravidar, porém, sua fé e o desejo de ser mãe eram imensos e após muitas preces a Nossa Senhora Aparecida foi abençoada:em 1996 nasce seu primeiro filho, Edgar. No ano seguinte, nasce Ednei e em 2001 nasce sua caçula, Letícia.  Os anos se passaram e em 2012 nasce o primeiro neto da família, Sidinei Lemos do Prado Neto (Sidinho), fruto do relacionamento entre Edgar e Solaine Lima. Após dois anos nasce Cristoffer e dois anos depois, 2016, vem ao mundo Nicole, estes filhos de Ednei e Katyane Ramos.

Depressão

 Dona Ivonete relata que teve a triste experiência de perder uma sobrinha e de ter um sobrinho em coma profundo em um curto espaço de tempo. Esses acontecimentos aliados a outros problemas fizeram com que acabasse tendo depressão e ela teve que consumir remédios fortíssimos para conter as crises que a faziam  ter pensamentos negativos. Depressiva, fez com que as pessoas que ela amava se afastassem aos poucos; as discussões com os filhos e com seu cônjuge eram diárias e isto a machucava ainda mais. Nessa fase de sua vida que resolveu pedir ajuda a uma médica psiquiatra.Foi orientada a ocupar seu tempo livre com “algo” que gostasse de fazer. Diante disso, o esporte voltou a fazer parte de sua vida novamente, visto que quando adolescente representou o distrito de Segredo em diversas competições nas modalidades esportivas: basquetebol, voleibol e handebol.

Time Persel

O Time foi criado em meados de 2012 e é comandado por Silvane Persel. Bela recebeu o convite para defender o mando do time, na modalidade Futsal. Na ocasião, vários times lhe viraram as costas dizendo que ela não tinha idade para participar desse tipo de modalidade e que o ideal seria procurar algo diferente. Ela relata que além da depressão, a partir desse momento, passou a enfrentar também o preconceito das pessoas, que viam nela uma pessoa sem nenhum talento para a prática esportiva.

Após aceitar o convite, começou a treinar e passou a dedicar-se ao máximo, não para ser a melhor, mas para superar a depressão que tanto lhe prejudicava. Nestes três anos atuando no futsal se destacou como a melhor goleira do Campeonato Municipal de Futsal Feminino e recebeu o troféu de goleira menos vazada pelo segundo ano consecutivo. Silvaninha, técnica do time, comenta que muitas adolescentes se inspiram em dona Ivonete, buscam melhorar e aprendem a cada jogo que a vida é uma grande batalha, mas que se não desistirmos conseguiremos, através de nosso esforço, a tão almejada vitória. 

Apoio dos filhos

Letícia, a filha mais nova, relata que foi difícil para ela e os irmãos compreenderem o que estava acontecendo com a mãe. As brigas eram constantes e por mais que tentassem era complicado lidar com as crises da progenitora.

A pandemia agravou mais a situação, pois todas as atividades esportivas foram suspensas. A compreensão e o amor dos filhos falaram mais alto. Letícia incentivou-a para que continuasse a estudar. Ivonete prestou vestibular na Uniguairacá para o Curso de Farmácia e foi aprovada.

Letícia menciona: “Sou imensamente grata por ela ser minha mãe. Esteve e está ao meu lado em todos os momentos, sejam nos bons ou ruins, foi minha base, me acompanhou e cuidou de mim quando realizei duas cirurgias em 2019. Mais que mãe ela é minha amiga, um exemplo que levo para toda vida.”

Edgar declara: “Demorei a compreender o que estava acontecendo, mas depois de algum tempo notei que minha mãe precisava de mim ao seu lado, não para criticar, mas para ouvir e apoiar as suas escolhas. Deus dá as maiores batalhas aos seus melhores soldados, pois sabe que vão vencê-las. Ela é minha guerreira, meu exemplo, meu tudo e está vencendo os obstáculos!”

Ednei diz: Meu maior objetivo, hoje, é retribuir este presente que Deus me deu, que é ser seu filho. Minha maior honra é a dona Ivonete! Ela enfrentou e ainda enfrenta o mundo pelos seus filhos. Minha mãe é humilde, honesta e batalhadora; um exemplo de ser humano, é o maior orgulho que tenho na vida. Tenho que agradecer a Deus por me permitir ter como genitora essa mulher maravilhosa, exemplo em absolutamente todos os aspectos da vida. Agradeço pela oportunidade de ter sido gerado e criado por alguém tão especial.”

Mensagem para aqueles que lutam contra a depressão

A depressão é uma situação difícil, mas superpossível de se enfrentar e superar. Você certamente não está sozinho, conte com sua família e amigos. Mas, principalmente, busque ajuda profissional. Enfrentar a depressão não é um caminho para se trilhar sozinho; mais do que nunca é necessário ter apoio e ajuda. Não tenha medo do que virá pela frente, você vai passar por tudo isso e sairá ainda mais forte. Depressão não é coisa de gente fraca, ou qualquer outra bobagem que falam por aí. A depressão é uma doença muito séria, que pode ter efeitos gravíssimos. Por isso, é necessário ter muito cuidado e atenção. Não desista de você, não permita ser vencido pela depressão, você é muito maior que isso e conseguirá superar esse momento.

Com Informações: Repórter Lorival Lima - Diário Reservense e Rádio Iguaçu FM 87,9
PB Agência Web