RESERVA DO IGUAÇU

Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida acontece nesta terça-feira (12/10) no Santuário Passo da Reserva

11 de outubro de 2021

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Passo da Reserva) é um lugar de fé e oração que aproxima você de Deus. Distante a 4 km da sede do município de Reserva do Iguaçu, o Santuário se prepara para receber nesta terça-feira (12/10) fiéis e devotos de Nossa Senhora Aparecida espalhados por diversas cidades da região.

História

De beleza inigualável, o Passo da Reserva carrega em si uma história marcante. A igreja em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi construída por conta de um milagre que, segundo consta de relatos, ocorreu em uma passagem do rio, em 1875. Segundo a história, um tropeiro do Rio Grande do Sul seguia para São Paulo num período de enchentes. Ele percorria o trajeto já conhecido por muitos tropeiros que utilizavam aquela rota na condução de tropas que levavam charques e outras mercadorias produzidas na Região Sul. A condução de mulas pelo trajeto também era muito comum. Os animais eram negociados por fazendeiros do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Em se tratando dos produtos, estes eram levados da Região Sul Para São Paulo e, de lá, as tropas retornavam com mercadorias já manufaturadas que eram vendidas no comércio local.

Apressado com a viagem, pois tinha compromissos inadiáveis em seu destino, o tropeiro que, naquele momento estava sozinho, resolveu atravessar o rio em um vau aberto para este fim, no rio Reserva; conhecido com Passo da Reserva. Apesar de conhecer o trajeto, o tropeiro desconhecia os perigos da gigante queda d’água que existe abaixo do Passo. A correnteza estava muito forte e o cavalo começou a descer com o cavaleiro preso ao estribo. Ao avistar a cachoeira, agonizando de medo e, tendo a morte como certa, o tropeiro, que era devoto fervoroso de Nossa Senhora Aparecida, pediu ajuda à Virgem em um grito para que ela salvasse sua vida. Houve um momento de transe, segundo consta a história. Um momento em que tudo parece parar e o tempo deixa de ser contado. O animal despencou pela cachoeira de mais de trinta metros de altura. O cavaleiro, no entanto, milagrosamente desvencilhou-se dos estribos que o prendia e foi arremessado para o outro lado do rio.

Comovido e agradecido pela vida, o tropeiro esqueceu a pressa e esperou por ajuda de companheiros que seguiam o mesmo trajeto. Naquele momento, depois de receber a graça pela qual pedira, ele se comprometeu a erguer ali uma igreja em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.Tempos depois, ele retornou com uma imagem da Virgem e ainda fez doações em dinheiro para que ali, no Passo da Reserva, fosse fundado um Santuário.

Em 1882, foi erguida, então, a primeira Capela em honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.O local ganhou notoriedade. Muitas pessoas que atribuem milagres à Santa que também é padroeira do Brasil viajam de todas as regiões do país para agradecer pelas graças recebidas e contemplar as belezas do local.

Rico em água e com uma paisagem espetacular, o Passo da Reserva é também considerado um dos mais belos pontos turísticos do Sul do Brasil. A natureza contribui para com o espaço e a sensação de paz, segundo os visitantes, instiga a todos a voltar sempre e agradecer por um ano de vitórias e bênçãos.

Caravanas de várias cidades do Paraná e também de outros Estados são esperadas todos os anos por ocasião da festa que se realiza no dia 12 de outubro. No dia da comemoração, há espaço para muita oração, louvor a Nossa Senhora e também momentos de contemplação da exuberante natureza que embeleza o lugar.

Com Informações: Diário Reservense 

 

PB Agência Web