Aconteceu no inicio da tarde deste sábado (11/12) no plenário da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu um evento onde foi realizada a entrega de certificados do exame de graduação dos atletas que participam do projeto de judô ofertado pela Secretaria de Educação do município e desenvolvido com o apoio do Departamento de Esportes.
Alguns deles estão passando de faixa pela primeira vez e outros já enfrentam a segunda ou terceira mudança. Para poder trocar de faixa, existe um regulamento da Confederação Brasileira de Judô a ser seguido. Além disso, o tempo para a mudança depende da orientação do sensei (instrutor) e do desenvolvimento dos atletas. Para a primeira troca de faixa (da branca para cinza), o atleta deve ter, no mínimo, seis anos de idade e três meses como faixa branca. Além disso, deve dominar postura e pegadas, conhecer tipos de saudações utilizadas no judô, exercer corretamente a maneira de sentar sobre o tatame, ser capaz de realizar tipos de amortecimentos de queda e, ainda, dominar dois tipos de projeções.
O candidato a exame à faixa azul terá que apresentar as condições mínimas exigidas e noções técnicas básicas. Ter, no mínimo, sete anos de idade e três meses como faixa cinza e apresentar o seguinte: dominar postura correta e diferentes pegadas, conhecer os tipos de saudações utilizadas no judô e realizar diferentes tipos de amortecimentos de queda. O certificado recebido pelos alunos é para comprovar que eles passaram de faixa, caso passem a treinar em outro local.
Participaram do evento a Sensei Maria Helena Spengler, Sensei Ronerson Epifanio, Professor de Jiu-Jitsu Humberto Varela ,Diretor do Departamento de Esporte Joaquim Lustosa, Secretária de Educação Maria Teresinha Rodrigues , Presidente do Legislativo Vereador Emerson Semchechen , pais dos atletas e população em geral.
Com Informações: Diário Reservense