ESPORTES

Saiba quando devem começar as séries ouro, prata e bronze do Paranaense

18 de janeiro de 2022

A contagem regressiva para o início da nova temporada do Futsal paranaense já começou. A Federação Paranaense de Futsal (FPFS) já tem o calendário prévio das quatro principais competições do Estado.

Série Bronze
A Série Bronze, que terá o Beltrãozinho como primeiro representante de Francisco Beltrão na história da competição, será a primeira a iniciar. Terceira e última divisão do Futsal masculino, o certame tem inscrições abertas para quem disputou-a no ano passado até 11 de fevereiro. Para quem é novato, o prazo é maior e expira em 25 do mesmo mês. A 1ª rodada está prevista para 26 de março e decisão para 26 de novembro.

No arbitral, que ocorrerá também em março, a FPFS discutirá o formato da competição. Entre os detalhes mais importantes a serem tratados está a quantidade de clubes que ascenderão à Série Prata de 2023.

Em 2020, contrariando as edições anteriores, seis equipes foram promovidas, mas na temporada passada, quando 24 clubes estiveram na disputa, foram quatro - Jardim Alegre (campeão), AFCA Umuarama, Cianorte e Quedas do Iguaçu.

Série Prata
Se não houver desistências, devem disputar a Série Prata as seguintes equipes: Coronel Vivida, São José dos Pinhais, Siqueira Campos e Toledo - estes rebaixados da Série Ouro; Apaf, Apucarana, Fazenda, Mangueirinha, Medianeira, São Lucas, São Miguel e Seleto - remanescentes; além dos promovidos da Série Bronze, que são AFCA Umuarama, Cianorte, Jardim Alegre e Quedas do Iguaçu. Total de 16 clubes, número que, se for confirmado, será um recorde dos últimos tempos. No ano passado, 11 times estiveram no campeonato.
Para a Segundona de 2022, a bola deve rolar a partir de 19 de março. Clubes remanescentes devem confirmar participação até 31 de janeiro, enquanto os demais têm até 15 de fevereiro. 3 de dezembro é a data estipulada da grande final.

Série Ouro
Depois de uma edição com 16 integrantes, a Série Ouro Paranaense, considerado o mais difícil estadual do Brasil, terá 14 camisas:
1.Cascavel (campeão 2021)
2.Acel
3.Ampere
4.Campo Mourão
5.Dois Vizinhos
6.Foz Cataratas
7.Marechal
8.Marreco
9.Operário Laranjeiras
10.Palmas
11.Pato
12.Umuarama
13. Aaema Mariópolis
14. CAD Guarapuva

Subiram da Série Prata Aaema de Mariópolis e CAD de Guarapuava. Em 12 de março começa o campeonato, enquanto o campeão será conhecido em 10 de dezembro. O congresso técnico será agendado, mas é certo que será em fevereiro. A expectativa do público é que, com uma possibilidade maior do certame não ser interrompido, tal qual ocorreu nas edições passadas em razão da pandemia, a competição volte a ter uma 1ª fase longa, com turno e returno.

Fonte: Redação Jornal de Beltrão

PB Agência Web