REGIÃO

Padre Reginaldo Manzotti celebra Santa Missa Campal pela Paz em Prudentópolis

11 de março de 2022

Em meio à guerra na Ucrânia e seguindo os apelos do Papa Francisco, Padre Reginaldo Manzotti celebra Santa Missa Campal pela Paz no domingo, dia 13 de março, às 10h, em frente à Igreja de São João Batista, em Prudentópolis .

“Essa guerra não terá vencedores, todos nós sabemos disso. O resultado será apenas sofrimento para todos os países que estão envolvidos. Por isso, convido a todos para rezarmos juntos pela Ucrânia, pedindo misericórdia para o povo do leste europeu e também para que Deus toque no coração dos governantes envolvidos nesse conflito, para que possam governar pela paz”, fala Padre Manzotti.

Prudentópolis foi escolhida para essa celebração por ser considerada a cidade brasileira com maior número de descendentes de ucranianos, dos cerca de 600 mil que vivem no Brasil, a maioria vive na cidade, segundo a Representação Central Ucraniano-Brasileira. De acordo com dados da prefeitura, dos 52 mil habitantes, cerca de 39 mil são descendentes de ucranianos.

O prefeito da cidade, Osnei  Stadler afirmou que está com as portas abertas para receber os ucranianos e enviou um ofício a Serhij Nadal, prefeito de Ternópil, cidade no oeste da Ucrânia que, em 2019, se tornou irmã de Prudentópolis. De lá saíram, ao longo dos séculos 19 e 20, as ondas de migrantes que se estabeleceram no interior paranaense.

 Papa Francisco

Papa Francisco tem se manifestado, através de suas redes sociais e claro, em mensagens oficiais no Vaticano. O Santo Padre ressaltou que a guerra desencadeada pela Rússia na Ucrânia torna ainda mais urgente a convocação da oração e do jejum para que a paz possa retornar onde pessoas indefesas buscam refúgio ou morrem. “Vós, Senhor, escutai a oração de quantos confiam em Vós, sobretudo dos mais humildes, dos mais provados, daqueles que sofrem e fogem sob o estrondo das armas. Colocai de novo a paz nos corações, concedei aos nossos dias a vossa paz. Amém”, publicou Papa Francisco em seu perfil no Twitter.

PB Agência Web