ESPORTES

Libertadores pega fogo: o que está em jogo na semana decisiva

24 de maio de 2022

A fase de grupos da Copa Libertadores chega ao fim esta semana com jogos terça, quarta e quinta. Serão conhecidos todos os classificados para as oitavas de final. Portanto, quem segue na luta pelo título.

Palmeiras, Estudiantes, Atlético-MG, River Plate, Colón, Flamengo e Talleres estão classificados para as oitavas de final da Libertadores. Ou seja, três brasileiros e quatro argentinos. Mas ainda resta muita coisa em jogo: Confira abaixo como está a disputa:

Grupo A
Atual bicampeão, o Palmeiras vem sobrando na chave. Com 15 pontos, o Verdão pode garantir a melhor campanha da fase de grupos, o que dá vantagem de decidir em casa no mata-mata. A briga é pela segunda colocação. O Deportivo Táchira, que está em 2º lugar, com sete pontos, visita o Palmeiras, terça-feira. O Emelec, que tem cinco pontos, recebe o Independiente Petrolero.

Grupo B
É o mais equilibrado, em que todos têm chance de classificação. O Libertad está em primeiro, com sete pontos, mesma pontuação do Athletico-PR (tem saldo de gols pior). Na sequência, vêm The Strongest e Caracas, ambos com seis. Assim, quem vencer garante vaga nas oitavas de final da Libertadores. Na quinta-feira, os jogos são os seguintes: Libertad x The Strongest e Athletico-PR x Caracas.

Grupo C
O Estudiantes, com 13 pontos, já está classificado. Bragantino, Vélez Sarsfield e Nacional disputam a outra vaga. O trio tem cinco pontos. A vantagem é brasileira no saldo de gols. Na terça-feira, o Bragantino visita o Nacional, enquanto o Vélez Sarsfield recebe o Estudiantes.

Grupo D
Atual campeão brasileiro, o Atlético-MG, com 11 pontos, já está classificado. O América-MG, por outro lado, não tem mais chance (até mesmo Sul-Americana é missão complicada). O Tolima está em segundo lugar, com oito pontos, três a mais do que o Independiente del Valle.

Na quarta-feira, o Atlético-MG recebe o Tolima, enquanto o América-MG, que tem dois pontos, visita o del Valle. Para ir à Sul-Americana, o Coelho precisa vencer o rival por três gols de diferença.

Grupo E
Três clubes brigam por duas vagas. O Deportivo Cali lidera por ter melhor saldo de gols em relação ao Corinthians (os dois têm oito pontos). O Boca Junior aparece na sequência, com sete pontos. O Always Ready, sem chance, tem quatro. Na quinta-feira, o Corinthians recebe o Always Ready - avança se vencer. O outro jogo é entre Boca Juniors e Deportivo Cali.

Grupo F
O Fortaleza tem uma decisão pela frente. O River Plate, com 13 pontos, já garantiu o primeiro lugar. A briga é pela segunda vaga. O Leão do Picci tem o confronto direto com o Colo-Colo, no Chile. A vantagem é do Fortaleza. O time está empatado com o Colo-Colo, com sete pontos, mas leva vantagem no saldo de gols. Assim, o Leão do Picci vai poder empatar na quarta-feira. O River Plate cumpre tabela contra o Alianza Lima, na Argentina.

Com 10 pontos, o Colón já carimbou vaga e vai fechar a fase de grupos contra o time que não tem mais chances de classificação: visita o Peñarol, quarta-feira. Assim, o clássico paraguaio define a segunda vaga. O Cerro Porteño, segundo colocado, com oito pontos, recebe o Olimpia, que tem cinco. Para roubar a vaga do rival, o Olimpia precisa vencer por dois gols de diferença.

Grupo H
É o único grupo com as duas vagas garantidas. Com 13 pontos, o Flamengo já assegurou a primeira colocação - vai buscar fazer uma das melhores campanhas da primeira fase. O Rubro-Negro recebe o Sporting Cristal, terça-feira. A Universidad Católica, que tem quatro, recebe o Talleres, classificado com oito pontos. A equipe chilena busca garantir vaga para a Sul-Americana.

ND+

PB Agência Web