RESERVA DO IGUAÇU

Nova Diretoria do Conselho de Segurança é empossada em Reserva do Iguaçu

30 de junho de 2022

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (29.06) no plenário da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu a posse da nova diretoria do Conseri (Conselho Municipal de Segurança de Reserva do Iguaçu), na ocasião foi realizada também a entrega da carta constitutiva da diretoria executiva, válida por dois anos.

A entidade tem a incumbência de aproximar a comunidade dos órgãos de segurança pública, participando efetivamente das discussões e decisões que garantam a tranqüilidade da população reservense.

Ao assumir a presidência da entidade, Meire Capelin afirmou que o Conselho atuará em conjunto com a prefeitura da cidade, empresários, comunidade em geral e Polícia Militar nas reivindicações relacionadas à área da segurança pública no município. Ela afirmou que o papel da instituição é "fazer esta ponte" entre a comunidade e autoridade policial visando segurança pública de qualidade.

O prefeito da cidade, Vitório Antunes, participou da solenidade, assim como outras autoridades políticas, presidente da Câmara, Emerson Semchechen, Sargento Fabiano Pelek, vereador Claudeir Fidélis, vereador João Francisco Santos, primeira-dama Daniele Cristina, secretários municipais e população em geral. O coronel da Polícia Militar do Paraná, Chehade Elias Geha, coordenador dos Conseg,s no Paraná e policiais militares da cidade também marcaram presença. A cerimônia de posse foi conduzida pelo Soldado Anderson Soares Barbosa, Coordenador de Imprensa dos Conseg,s no estado do Paraná.

Durante a posse, coronel Geha falou sobre a importância dos Conselhos de Segurança como elo entre a comunidade e as forças de segurança. "A segurança tem que ser vista como um modo de vida. Colocamos este desafio para a diretoria do conselho empossado para que mobilize toda comunidade neste sentido", ressaltou, ao desejar sucesso à diretoria empossada.

O Paraná foi o precursor de todos os Conselhos Comunitários de Segurança no Brasil, sendo as primeiras experiências nas cidades de Londrina, em abril de 1982 e Maringá, em junho de 1983. Em Outubro de 2016, através do Decreto nº 5381, foi feita a criação da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, na qual estabelece todas as suas funções e atividades que serão desempenhadas pelos Conseg,s.

Diretoria do Conseg

Presidente: Meire Tatiane Capelin

Vice-presidente: Gilmar Emilio Pereira

1º Secretário: Suzana Andria

2º Secretário: José Vilmar dos Santos Persel

1º Tesoureiro: Álvaro de Araújo  

2º Tesoureiro: Paula Fernanda Mendes

Conselho Fiscal: Jefferson Varnier, Antonio Rodrigues de Oliveira e Hélio Madalozzo Junior

Lorival Lima - Diário Reservense 

PB Agência Web