No primeiro trimestre, quinze municípios da região receberam R$ 21,9 milhões como compensação financeira pela utilização da água pelas Usinas de Santo Santiago e Salto Osório para geração de energia elétrica. Os beneficiários estão localizados em área de abrangência dos reservatórios.
A Usina Salto Osório fez repasses para os munícipios de Sulina, São João, São Jorge Doeste, Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu. A Usina Salto Santiago contribui com Candói, Chopinzinho, Mangueirinha, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Virmond, Cantagalo e Foz do Jordão.
Conforme a Assessoria da ENGIE Brasil Energia ? Operadora das Hidrelétricas no Rio Iguaçu entre os municípios do Sudoeste e Centro Sul do Paraná, os valores são calculados de acordo com o volume de geração dos empreendimentos. Os recursos podem ser destinados para melhorias e benefícios à população, nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, a critério de cada gestor público.
Todos os meses, obrigatoriamente, as Usinas Hidrelétricas Salto Osório e Salto Santiago destinam à Aneel 7% do valor de energia produzida a título de Compensação Financeira. Os recursos são direcionados para a União (10%), estados (25%) e municípios (65%)
A Hidrelétrica Salto Santiago em Saudade do Iguaçu, encontra-se em operação desde 1980 e sua concessão é válida até 2028. Seu reservatório é de acumulação e tem área de 208 km². A usina possui capacidade instalada de 1.420 MW. A Usina Hidrelétrica Salto Osório no município de São Jorge d?Oeste (PR), com 51 km2 de reservatório a fio d?água entrou em operação comercial em 1975 e sua concessão tem validade até 2028.
RBJ