O único Hospital do município de Pinhão, Centro Sul do Paraná, está prestes a encerrar suas atividades. Após 50 anos de atendimento, o Hospital Santa Cruz deverá realizar seus últimos procedimentos até este domingo(13). A informação foi confirmada por uma profissional que relatou que a maioria dos funcionários já foram desligados.
O principal motivo é a crise financeira que vem sendo enfrentada nos últimos anos. Com aproximadamente 97% de seus atendimentos através do SUS(Sistema Único de Saúde), a defasagem e atrasos nos pagamentos de valores repassados pelo sistema público de saúde, fez com que a direção do hospital decidisse fechar as portas.
Uma outra situação que ocorreu anteriormente foi a falta de renovação do convênio com o município. Após abertura de um Posto de Saúde 24h, a demanda passou ser atendida através da Secretaria de Saúde de Pinhão, agravando a gestão para a manutenção dos serviços, segundo informações da direção na época.
Caso efetivamente ocorra a paralisação das atividades, a população local que necessitar dos serviços da saúde de media e alta complexidade terá que se deslocar até Guarapuava, há 50km.
RBJ