Frei de Foz do Jordão reafirma compromisso vocacional na Primeira Profissão Religiosa

15 de janeiro de 2025

Foz do Jordão, está em clima de festa! A comunidade local comemora um momento histórico: a profissão religiosa. Este evento marcante não apenas representa um marco para a cidade, mas também para a vida espiritual dos moradores. A cerimônia de profissão religiosa foi realizada na Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio (SC).  

Nascido em setembro de 1999, hoje com 25 anos, Jean iniciou os primeiros passos de sua vida religiosa como coroinha na Paróquia São Pedro Apóstolo. Frei Jean concluiu o tempo do Noviciado e reafirmou, diante da comunidade, familiares, convidados e confrades, o desejo de prosseguir na caminhada vocacional. A celebração foi um lembrete do poder da união e da fé, e certamente ficará marcada na memória de todos os presentes.

A profissão religiosa é um passo decisivo na caminhada vocacional, quando se comprometem a viver o carisma de São Francisco de Assis, imitando sua humildade, simplicidade e amor a Deus e ao próximo. Ao fazerem esse compromisso, os frades iniciam uma nova fase de sua jornada, marcada pelo serviço, oração, fraternidade e dedicação à missão.

Junto com Frei Jean, mais três frades confirmaram seu compromisso vocacional, Frei Fabrício Andreosa Martins, Frei Jean Carlos da Rosa dos Santos, Frei Leonardo Haag e Frei Patryck Ribeiro da Silva Dutra.

Depois da Liturgia da Palavra, cada noviço foi chamado para se apresentar ao Ministro provincial e fazer o pedido de profissão. Após as solicitações, os presentes louvaram a Deus por esta decisão, cantando: "Dou graças, Senhor, por teu grande amor".

Ao final da celebração os frades receberam a Regra da Ordem dos Frades Menores, reafirmando a família religiosa que agora professaram, prometendo obediência aos seus estatutos e ao carisma desta instituição.

Finalizando o rito da profissão, os frades presentes acolheram os frades, agora professos temporários na Ordem e em seguida, os quatro jovens frades colocaram-se diante da comunidade parar serem acolhidos, abençoados e aplaudidos. 

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (OFM)

 
PB Agência Web