Neste 19 de agosto de 2025, a Diocese de Guarapuava celebra com alegria os oito anos de ordenação episcopal de seu pastor, Dom Amilton Manoel da Silva.Natural de Osvaldo Cruz (SP), ele foi ordenado bispo em 19 de agosto de 2017, após ser nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. A cerimônia de ordenação aconteceu na capital paranaense.Religioso passionista, Dom Amilton escolheu como lema episcopal a expressão em latim Christi in Cruce Gloriari ? ?Gloriar-se na cruz de Cristo? ?, que sintetiza sua espiritualidade e sua entrega.
Desde a ordenação, tem exercido seu ministério com dedicação pastoral e proximidade com o povo, atuando primeiramente como bispo auxiliar de Curitiba até maio de 2020, quando foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Guarapuava.Celebrar oito anos de episcopado é, portanto, reconhecer a presença fiel de um pastor que, inspirado no carisma passionista, continua a conduzir a Igreja particular de Guarapuava no caminho da esperança, da comunhão e da missão.Em 2017, 8 anos atrás, na Igreja Matriz de São José em Osvaldo Cruz SP, foi ordenado bispo auxiliar na Arquidiocese de Curitiba-PR, o padre Monsenhor Amilton Manoel da Silva.Milhares de fiéis, bispos, padres, seminaristas, religiosos (as) e um número expressivo de autoridades civis, militares e membros de outras denominações religiosas compareceram a cerimônia.A missa que teve início às 17h foi celebrada por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo da Diocese de Curitiba.
No rito, além da unção com óleo na cabeça de Mons. Amilton Manoel da Silva, (como sinal de fecundidade espiritual), foram entregues o anel, simbolizando a união com a igreja local, a mitra, que indica o poder episcopal e o zelo pela religião, e o báculo representando o pastoreio do rebanho a ele confiado.Após a ordenação Dom Amilton Manoel da Silva, percorreu por toda a igreja, onde abençoou e recebeu a saudação de todos fiéis presentes.Ao final, membros da comunidade local apresentaram uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, simbolizando os 300 anos da imagem encontrada por três pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul.No domingo (20) às 09:30 da manhã, Dom Amilton celebrou sua primeira missa como bispo auxiliar, na Capela São Gabriel,em Osvaldo Cruz SP.
Fonte: Site FM Metrópole ? OC News