O último fim de semana foi marcado por intensa espiritualidade, alegria e fraternidade durante o 2º Retiro do Decanato Pinhão, que reuniu mais de 300 jovens vindos de 11 paróquias da Diocese de Guarapuava. O encontro, realizado no município de Pinhão, teve como objetivo fortalecer a fé dos adolescentes e jovens, promover a convivência comunitária e incentivar a missão evangelizadora nas comunidades.
Com uma programação dinâmica e voltada à vivência cristã, o retiro contou com momentos de oração, louvor, palestras formativas, dinâmicas, adoração ao Santíssimo Sacramento e uma celebração eucarística especial. Os temas trabalhados ao longo do evento abordaram a vida de oração, vocação, afetividade e o protagonismo juvenil na Igreja.
O coordenador do Setor Juventude do Decanato, Gabriel Romão, destacou a importância do encontro e a força da juventude na vida da Igreja. Segundo ele,"ver tantos jovens reunidos, entregues à oração e dispostos a viver uma experiência profunda com Deus, renova também o coração da nossa pastoral. Este retiro mostra que a juventude do nosso decanato está viva, unida e pronta para servir. É uma grande alegria caminhar ao lado deles. "
Os participantes também partilharam testemunhos emocionantes sobre as experiências vividas durante o encontro, destacando o clima de unidade, acolhida e fraternidade. Muitos relataram que o retiro foi uma oportunidade de renovação espiritual, cura interior e aprofundamento da fé.
Ao final, a equipe organizadora agradeceu o apoio das paróquias, das lideranças juvenis e dos voluntários que tornaram possível a realização do evento, reforçando o compromisso de seguir promovendo iniciativas que animem a juventude católica da região.
O 2° Retiro do Decanato Pinhão se consolida como um dos maiores eventos juvenis da Diocese de Guarapuava, deixando sementes de fé e entusiasmo que devem frutificar nas comunidades ao longo de todo o ano.
Jornalista Lorival Lima Santos MTE 0012738/PR
